Faça seu cartão de crédito Sorriden!

A presença de dentes mais amarelados, sensíveis e com pontas transparentes pode indicar que você está sofrendo erosão dentária. Pelo fato de esse fator se agravar cada vez mais se não for cuidado, é muito importante analisar a saúde bucal e ficar sempre atento!

Quanto mais você fica alerta quanto aos sinais e sintomas, mais fácil é para você buscar um profissional qualificado, evitando, então, a manifestação de dentes corroídos. Isso para não desencadear prejuízos permanentes, como a perda dentária.

Ficou curioso para se aprofundar no tema? Continue a leitura e confira!

O que é erosão dentária?

O tecido humano mais forte é o nosso esmalte dentário, porém, ele pode sofrer desgaste com o tempo. Logo, quando o desgaste ocorre, a arcada dentária fica muito mais vulnerável, estando suscetível a diversos problemas, afetando, sobretudo, a gengiva.

Desse modo, esse é um fato complexo, uma vez que os seus danos são irreversíveis, impossibilitando a recuperação da parte que foi desgastada. Todo o processo de erosão ocorre de forma lenta e constante, logo, nos primeiros sinais notados, você deve procurar por um dentista, a fim de investigar o que está acontecendo e reverter o quadro, conforme a situação apresentada.

Quais são os principais sintomas que indicam erosão dentária?

Como já foi dito, é muito importante que você fique ligado quanto ao aparecimento dos primeiros sinais. Alguns deles são:

  • descoloração dos dentes: o dente corroído faz com que a dentina (camada mais interna da arcada dentária) fique bastante exposta, viabilizando o amarelamento;
  • sensibilidade: ao expor a dentina, pela erosão, e por ser porosa, a arcada dentária fica extremamente sensível, desde o toque até uma mordida ao se alimentar;
  • dentes lascados: por estarem mais frágeis pela erosão, os dentes podem apresentar pequenas lascas ou trincas;
  • transparência: se faz presente, principalmente, nas pontas dos dentes da frente.

Quais são os principais tipos de desgaste?

A erosão dentária pode ser de diversos tipos, dependendo muito do fato causador do problema. Por isso, cada tipo exige um tratamento específico. Dessa forma, baseando-se na causa e no aspecto físico, a erosão dentária pode ser classificada como: abrasão, erosão e abfração.

Como evitar as dores causadas pelo desgaste?

Há diversas maneiras de amenizar a situação ocasionada, por isso, apresentaremos as mais indicadas:

  • evite o consumo de alimentos quentes, ácidos e gelados;
  • escove os dentes sem colocar força;
  • procure um dentista o mais rápido possível.

Como é feito o tratamento?

A melhor maneira, sem sombra de dúvidas, de combater a corrosão dentária é prevenindo. Mas, se a situação já tiver ocorrido, o paciente deve marcar um atendimento com o dentista o mais rápido possível, com o intuito de reduzir as chances de sequelas permanentes.

A exemplo disso, temos os casos em que o problema é desencadeado por má oclusão, o que facilita a identificação dos sintomas de deteriorização ainda no início.

Para reverter a situação, o dentista pode indicar restaurações de resina composta, porcelana ou, até mesmo, implantes, aplicados mais em casos em que as estruturas dos dentes estão bastante comprometidas.

Portanto, notam-se os principais pontos sobre a corrosão dentária, assunto de suma importância para todo o tipo de público!

Gostou do nosso post sobre dentes corroídos? Então, entre em contato conosco e saiba muito mais sobre o assunto!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa