Faça seu cartão de crédito Sorriden!

Conquistar um sorriso harmônico é um dos maiores sonhos de quem sofre com problemas na dentição e na gengiva. Pensando nisso, este texto aborda o que é, como é possível identificar e quais são os principais sintomas da cárie oculta, uma disfunção que danifica os dentes e compromete a aparência facial dos pacientes.

Além disso, vamos mostrar como é feito o diagnóstico para cárie oculta, como se dá o tratamento para o problema no consultório odontológico e como o cirurgião-dentista, associado à higiene bucal diária, evita a multiplicação de micro-organismos nocivos na boca. Continue a leitura e descubra mais sobre o assunto!

O que é a cárie oculta?

A cárie é uma disfunção motivada pela proliferação de bactérias (Streptococcus mutans) na boca, ambiente no qual esses micro-organismos se alimentam de restos de comida, produzindo um ácido que destrói a estrutura oral. Em caso de cárie oculta, as placas bacterianas ultrapassam a superfície dental (esmalte), destruindo a parte interna do dente e, em um estágio grave, comprometendo a raiz dentária.

É possível identificar a cárie oculta em casa?

Embora a cárie comum possa deixar marcas visíveis na dentição, a cárie oculta se caracteriza pelo comprometimento da parte interna do dente. Por isso, não é possível identificar essa disfunção a olho nu, sendo, inclusive, difícil de diagnosticar o problema com exames odontológicos, a exemplo do intra-bucal, a partir do qual o cirurgião-dentista verifica a saúde oral do paciente.

Quais são os principais sintomas da cárie oculta?

Os sintomas da cárie oculta são bastante similares aos da cárie comum, com o agravante de que o problema pode passar despercebido para o paciente e chegar, em caso de negligência de tratamento, a um quadro clínico grave.

Mas, de forma geral, pacientes que sofrem com essa disfunção reclamam de desconforto na boca, mau hálito, sensibilidade (principalmente no contato com alimentos e bebidas muito quentes ou frios), mancha e dor de dente. Portanto, se você está sentido algum desses sintomas, procure rapidamente a urgência e a emergência odontológica.

Quais são as causas desse problema?

Para um tratamento adequado, é preciso, antes, investigar quais são as possíveis causas que levaram ao problema. Nesse sentido, a cárie oculta se deve, em geral, a um desgaste prévio no esmalte dentário, que fica mais exposto à ação de bactérias e micro-organismos em pacientes sem higienização bucal adequada.

Por outro lado, uma dieta rica em açúcar e o uso contínuo de fluoretos (composição química muito presente em enxaguantes bucais e substâncias para bochecho) podem contribuir para o aparecimento desse mal-estar.

Como é feito o diagnóstico e o tratamento para cárie oculta?

O diagnóstico para cárie oculta é mais complexo do que o procedimento usado para identificar uma cárie comum. Os profissionais seguem a orientação do Sistema Internacional de Detecção e Avaliação de Cáries, investigando possíveis causas e identificando sintomas relacionados à cárie oculta.

Caso o dentista chegue ao diagnóstico de cárie oculta, alguns tratamentos ajudam a combater os danos causados pela multiplicação de bactérias na cavidade bucal. A restauração dentária, por exemplo, limpa a parte interna da dentição, removendo impurezas e selando o esmalte com produtos específicos.

Já o tratamento de canal pode ser uma solução eficiente para casos avançados, em que é preciso remover a polpa contaminada do dente.

Em todo caso, é importante manter a escovação bucal após as refeições e usar o fio dental pelo menos uma vez ao dia. Igualmente, é imprescindível agendar consultas com o cirurgião-dentista, profissional que pode realizar procedimentos odontológicos preventivos e tratar possíveis disfunções na boca.

Neste post, você descobriu o que é e o que causa a cárie oculta, disfunção que compromete a harmonia do sorriso e, geralmente, desencadeia mau hálito, hipersensibilidade, dor e manchas nos dentes. Mas, caso o paciente seja diagnosticado com esse problema, alguns tratamentos ajudam a remover a parte danificada da dentição, melhorando a estética e a funcionalidade oral.

Você gostou do tema deste artigo, não é? Então, não deixe de se informar sobre a sua saúde bucal. Assine agora, gratuitamente, a newsletter do blog e receba outros materiais interessantes!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa