São Paulo - Capital
(11) 3181-9060
Demais Localidades 0800 444 0800

Entenda agora a importância da higiene bucal na escola!

Mantenha sua saúde e sorriso em dia de maneira ainda mais simples e prática.

Header

Os cuidados com a saúde bucal infantil devem começar cedo. São os pais que ensinam aos filhos a importância da escovação e do uso do fio dental. E longe do lar? Você já parou para pensar que a responsabilidade com a higiene bucal na escola é tão importante quanto em casa?

Saiba que esse espaço é um dos maiores aliados na prevenção de problemas dentais futuros. Que tal entender mais sobre o assunto?

Descubra como a escola das crianças trata da higiene bucal

No momento de escolher a melhor escola para o seu filho, são muitos os pontos a serem considerados, não é mesmo? Você já parou para investigar como a escola do seu filho lida com a higiene bucal dos alunos?

Essa é uma questão que não pode passar despercebida, pois a criança fica boa parte do dia na escola e os cuidados com os dentes nesse período precisam ser levados em consideração.

Algumas instituições contam com programas especiais para os cuidados com a higiene bucal. Se não for o caso da escola do seu filho, não tenha vergonha de procurar a direção ou a coordenação para esclarecer suas dúvidas.

Pergunte, por exemplo, se existe um momento de escovação após o recreio, se eles fornecem as escovas de dente e pasta ou se o seu filho precisa levar algum item de casa. Nesse caso, você pode montar um kit para o pequeno, com pasta, escova de dentes e fio dental para ajudar no combate às cáries e bactérias que podem afetar o dente de leite. Não se esqueça de incluir uma toalhinha de rosto.

Saiba como a escola pode contribuir para a saúde bucal do seu filho

A escola é o espaço da aprendizagem e nada melhor do que transformá-lo em um local para a promoção dos cuidados com os dentes. Os professores podem fazer uso de livros e filmes explicativos para ajudar a ilustrar as explicações sobre a importância de escovar os dentes, por exemplo.

O emprego de atividades lúdicas serve como motivação para as crianças tornarem a higiene bucal um hábito diário. Como a maioria das atividades é realizada em grupo, os pequenos se sentem estimulados a seguir os colegas.

Lembre-se, ainda, de que o cuidado com os dentes também passa pela alimentação. Por isso, é importante considerar que tipos de alimentos são oferecidos na escola. De nada adianta você preparar uma lancheira saudável para seu filho, se ele tem acesso a produtos ricos em açúcar na cantina.

Participe da prevenção

E se a escola do seu filho não tiver nada disso? Essa pode ser uma oportunidade para você sugerir a criação de um projeto de saúde bucal para as crianças. Ou, quem sabe, propor a visita de um dentista para conversar com os alunos. O importante é dar o primeiro passo.

Você conheceu um pouco da importância da higiene bucal na escola, mas a maior referência de cuidado com os dentes vem de casa: os filhos adquirem os hábitos que aprendem com os pais. Não se esqueça das visitas periódicas ao dentista para verificar se está tudo sob controle.

Gostou do nosso artigo? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e convide outros pais a pensar sobre o assunto.