Faça seu cartão de crédito Sorriden!

Quem não quer ter, hoje, um sorriso bonito para aparecer reluzente no conteúdo das redes sociais? A resposta parece óbvia, mas o que nem todo mundo sabe é que o esmalte do dente, que reveste a parte externa da dentição, tem uma função importantíssima para o organismo, além de proporcionar, quando bem tratado, uma estética facial deslumbrante.

Neste texto, você descobre o que é, exatamente, o esmalte dentário e conhece a função desse componente mineralizado. Por fim, aprende sobre como saber quando o esmalte do dente está conservado, com a devida ajuda profissional. Continue a leitura e descubra mais informações sobre o assunto!

O que é o esmalte dentário?

Em primeiro lugar, é preciso entender o que é o esmalte do dente, considerado o mais mineralizado e resistente tecido do corpo humano. Assim, esse componente, que reveste a dentina e a polpa dentária, é o único visível, em condições saudáveis, a olho nu, sendo caracterizado pela coloração mais branca, que dá ao sorriso um aspecto natural e harmonioso.

Qual é a função e qual a importância do esmalte do dente?

Não é por menos que o tecido mais resistente do corpo reveste a dentição. O motivo é que o esmalte dentário serve como uma barreira física para a parte interna do dente, na qual estão os nervos e a dentina, um tecido conjuntivo avascular.

Dessa forma, o esmalte cumpre uma função imprescindível para evitar doenças bucais, como a cárie, que destrói a estrutura dentária e pode comprometer, caso não haja o tratamento adequado, tanto a raiz quanto o tecido de sustentação dos dentes.

Como saber se o esmalte está conservado?

O esmalte do dente pode sofrer alteração de coloração e textura, a depender do contato com substâncias abrasivas ou com a ocorrência de doenças bucais. Mas, para controlar a vitalidade e preservar a função desse tecido mineralizado, o ideal é fazer sempre consultas com o cirurgião-dentista, que avalia se essa parte do dente está saudável ou suscetível à ação de agentes nocivos.

Ao mesmo tempo, se você está notando alguns sinais estéticos ou funcionais, a exemplo de manchas, escurecimento da dentição e dor de dente, não hesite em procurar a emergência ou urgência odontológica, onde um profissional deve examinar a cavidade e verificar se o esmalte dentário está plenamente conservado.

É importante ressaltar, no entanto, que o esmalte dentário não se regenera. Essa característica implica um cuidado redobrado por parte dos pacientes, os quais devem evitar o consumo de alimentos e bebidas ácidas e usar, preferencialmente, a escova de cerdas macias, para não deteriorar a superfície mineralizada do dente.

Neste post, você entendeu o que é e como funciona o esmalte do dente, o qual tem a função de proteger a dentição da ação de micro-organismos externos, que poderiam chegar à raiz dental. Por isso, é importante cuidar diariamente da saúde bucal, escovando e removendo resíduos de alimento da cavidade.

Gostou do conteúdo? Se sim, continue se informando sobre dicas que ajudam a manter a função e a estética da boca. Siga as nossas redes sociais e receba, em primeira mão, outros materiais interessantes sobre o tema. Estamos no Facebook e no Instagram!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa