Faça seu cartão de crédito Sorriden!

Você já sentiu um estalo na mandíbula? Isso pode acontecer em várias situações do dia a dia, como quando você boceja ou mastiga algo. Os ossos dessa região não entram em contato um com o outro, pois existe o disco articular, estrutura responsável por evitar o atrito entre eles.

Quando a posição desse disco não está correta, os estalos são emitidos. Ao mastigar, fazendo com que a estrutura volte abruptamente para o lugar, o ruído é ocasionado. Por isso, os estalos são sinais de que há uma alteração funcional ou estrutural na mandíbula, como bruxismo ou disfunção temporomandibular.

Neste post, mostraremos quais são as principais causas dos estalos na mandíbula. Confira!

Quais são as causas do estalo na mandíbula?

Os estalos na mandíbula podem ser causados por várias situações e problemas. Veja a seguir.

Bruxismo

O bruxismo é caracterizado pelo ato inconsciente de ranger ou apertar os dentes durante o sono. Esse distúrbio pode ser provocado por ansiedade, estresse ou pelo uso de alguns medicamentos e por problemas respiratórios, como apneia do sono ou ronco.

Para evitar o bruxismo e, por consequência, os estalos na mandíbula, é importante usar uma placa de proteção dentária durante a noite, equipamento indicado por um médico.

DTM

A articulação temporomandibular tem a função de ligar o crânio ao maxilar e é responsável pela movimentação da mandíbula para os lados, para trás e para frente. A DTM (disfunção temporomandibular) é uma disfunção desse sistema, impedindo o seu funcionamento adequado. Em geral, o problema dá a sensação de que a mandíbula está saltando para fora, fazendo um estalo.

Má oclusão dentária

A má oclusão dentária é caracterizada por uma alteração no mecanismo de encaixe dos dentes inferiores com os superiores, podendo provocar danos nos músculos, ossos e gengivas. Quando o problema é muito acentuado, é fundamental realizar o tratamento com o dentista.

Quando se preocupar com os estalos na mandíbula?

Os estalos na mandíbula podem ser algo comum, mas é preciso ficar atento quando houver dores e limitação da movimentação dessa região. A dor dificulta a mastigação dos alimentos e pode causar, além do estalo frequente, o travamento da mandíbula.

Esse desconforto é definido como dor orofacial. Ela vem dos maxilares, da boca e dos dentes e pode se estender ao ouvido, pescoço e cabeça. Assim, é muito importante procurar um especialista para que ele possa avaliar o paciente e indicar o melhor tratamento.

Quais são as opções de tratamento?

Existem vários tipos de tratamento para os estalos na mandíbula, que dependem do caso e do transtorno de cada pessoa. Os mais comuns são o treinamento da postura, o controle do estresse, o uso de medicamentos e a utilização de placas interoclusais ou miorrelaxantes, caso o paciente tenha bruxismo.

Se esses tratamentos não solucionarem o problema, a pessoa com um quadro mais avançado pode passar por lubrificação e lavagem da articulação por vídeo.

Agora que você já sabe as causas do estalo na mandíbula, preste atenção aos sintomas para tentar identificar o problema. Além disso, consulte um dentista especializado para que ele possa avaliar o seu caso e indicar o melhor tratamento para você.

Gostou deste post e quer ficar por dentro de assuntos sobre saúde bucal? Então, siga-nos nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa