São Paulo - Capital
(11) 3181-9060
Demais Localidades 0800 444 0800

Descubra o que é bruxismo e se você sofre desse incômodo problema

Mantenha sua saúde e sorriso em dia de maneira ainda mais simples e prática.

Header

Você já se perguntou o que é bruxismo? Caracterizado por ser um problema bucal relacionado ao ato de apertar os dentes da arcada superior sobre a inferior, o bruxismo pode acontecer tanto durante o dia quanto no período do sono. Em geral, ele danifica a camada externa do dente, mas também pode afetar o tecido da gengiva e o osso da região.

Com base nisso, vamos desenvolver mais sobre o assunto e falar tudo que você precisa saber sobre o problema, incluindo o que é, quais são os sintomas mais perceptíveis, quais são as causas mais comuns e como ele pode ser tratado. Ficou interessado? Então continue com a leitura e saiba mais!

Afinal, o que é bruxismo?

Conhecido também por briquismo, o bruxismo é um problema odontológico que se caracteriza pelo movimento de comprimir, apertar ou ranger os dentes.

Quando essa desordem funcional ocorre durante o dia, é chamada de bruxismo em vigília. Ocorre especialmente em momentos de estresse, tensão e até mesmo de concentração, como ao estudar ou ao usar o computador. Aqui, a pessoa passa longos períodos encostando ou apertando os dentes superiores nos inferiores.

Já quando o problema ocorre enquanto a pessoa está dormindo, é chamado de bruxismo no sono. Nessa situação, o ato de ranger os dentes se torna comum especialmente nas fases mais leves do sono.

Quais são os principais sintomas do problema?

Os primeiros sintomas do bruxismo estão relacionados aos danos que ele causa na região bucal. Inicialmente, é possível perceber um desgaste da superfície dos dentes — visíveis ao mastigar alimentos e até mesmo ao conversar — e dor nas articulações da mandíbula.

Estalos na região mandibular, aumento da sensibilidade dentária, dor de dente, recuos de língua, zumbidos no ouvido, vertigem, dentes lascados, achatados ou soltos, dores de cabeça, sensação de cansaço (uma vez que a qualidade do sono é baixa), sensação de pressão na nuca, incômodos na garganta e estalos no pescoço também são sintomas comuns.

Vale mencionar ainda que, em casos mais graves, pode ocorrer uma limitação de abertura da boca e problemas relacionados ao funcionamento inadequado da articulação temporomandibular, responsável por ligar a mandíbula ao crânio.

O que causa o bruxismo?

Existe uma série de fatores que podem estar relacionados ao bruxismo. No entanto, existem causas mais frequentes. São elas:

  • ansiedade, estresse e tensão;
  • problemas respiratórios, como ronco e apneia do sono;
  • má oclusão dental;
  • refluxo estomacal;
  • resposta a dores comuns na infância, como de ouvido e de dente.

Já os fatores de risco estão associados à idade (normalmente o problema é mais comum na adolescência) e ao uso exagerado de substâncias estimulantes (como álcool, tabaco e cafeína).

Como o tratamento é feito?

Somente um profissional da área é capaz de tratar o problema. Por isso, é essencial ir até uma clínica odontológica e fazer uma avaliação. Entre os tratamentos mais comuns, destaca-se a utilização de uma placa de proteção dentária para evitar o atrito entre os dentes, o uso por um período curto de relaxantes musculares, o acompanhamento psicológico e o uso de técnicas para diminuir estresse e ansiedade.

Para aliviar as dores causadas pelo problema, recomenda-se aplicar água morna ou gelo na região. Também são técnicas usadas manter uma alimentação saudável, evitar alimentos prejudiciais à saúde bucal, evitar o consumo de alimentos duros e ricos em açúcar, tomar bastante água, realizar alongamentos ao acordar e fazer massagens para relaxar o pescoço, os músculos da mandíbula e o rosto.

Entendeu o que é bruxismo, quais são suas principais causas e como ele é tratado? Então fique atento aos sintomas e procure um dentista, sem medo, para assegurar que sua saúde bucal esteja em dia.

Gostou do post e quer ficar por dentro de outros assuntos como esse? Então veja quem pode fazer um clareamento dental e tenha um sorriso impecável. Até mais!