São Paulo - Capital
(11) 3181-9060
Demais Localidades 0800 444 0800

Saiba o que são facetas dentárias e quais os materiais mais usados

Mantenha sua saúde e sorriso em dia de maneira ainda mais simples e prática.

Header

Você já ouviu falar sobre as facetas dentárias? Utilizadas para promover um sorriso natural e harmônico, elas são ferramentas supermodernas e práticas, ideais para quem quer ter um serviço de saúde com qualidade. Normalmente, as facetas são colocadas sobre a superfície do dente, permitindo um aspecto mais natural e assegurando a autoestima e o bem-estar do paciente.

Por isso, neste post vamos desenvolver mais sobre o assunto e mostrar o que realmente são as facetas dentárias e quais são os materiais utilizados em sua fabricação. Além disso, falaremos em quais situações o procedimento pode ser usado e quais são as suas principais características.

Se você quer saber mais sobre o assunto para acabar com as dores e as imperfeições do seu sorriso, continue a leitura!

Afinal, o que são facetas dentárias?

Também conhecidas como facetas dentais, as facetas dentárias são próteses finíssimas cimentadas ou colocadas na superfície dos dentes, bem na parte frontal. Geralmente, elas são utilizadas na correção de dentes:

  • desiguais;
  • com falhas ou imperfeições;
  • desalinhados e com espaçamentos;
  • com manchas;
  • com desgaste e rachamento.

O método, por atuar como um revestimento, é usado diretamente sobre os dentes, oferecendo um aspecto muito mais natural se comparado à utilização das próteses tradicionais. Além disso, as facetas são confeccionadas individualmente, ou seja, no material requisitado e de acordo com as necessidades e estruturas bucais do paciente, o que as torna ideais para serem usadas no tratamento de problemas odontológicos estéticos.

Quais são os materiais mais usados em sua confecção?

Normalmente, as facetas podem ser encontradas em diferentes materiais. Veja quais são os principais!

Facetas de porcelana

Confeccionadas em cerâmica, as facetas de porcelana são a opção mais natural e com maior durabilidade e resistência. Esteticamente, o resultado do tratamento se assemelha muito à dentição natural e saudável do paciente, já que até mesmo a cor é aplicada de acordo com o restante da coloração dos dentes.

Apesar de terem, financeiramente, um custo mais elevado, o resultado é impecável. As facetas são confeccionadas em um laboratório de acordo com o molde dos dentes naturais do paciente. Em seguida, são coladas sobre a superfície dentária com o cimento resinoso.

É válido mencionar que a aplicação vai depender exclusivamente de um dentista para realizar a avaliação e os procedimentos posteriores. Existem casos, por exemplo, em que é necessário realizar o desgaste dos dentes antes da aplicação.

Facetas de resina

Fáceis de serem encontradas, supereconômicas e rapidamente colocadas, as facetas de resina são também chamadas de facetas compostas ou de facetas de acrílico. Comparada às opções de porcelana, a estética, apesar de ser bonita e harmônica, é menos natural, justamente por causa do material de fabricação.

Elas ainda podem sofrer alterações de cor com o passar dos anos e ter uma durabilidade menor, já que sofrem com adversidades com o tempo, como risco de fratura e desgaste ligeiro.

Em geral, elas podem ser feitas de forma direta, ou seja, quando o dente está desgastado, e o problema é resolvido, no consultório, com o auxílio do material que uniformiza a região, e de forma indireta, que é quando elas são confeccionadas em laboratórios.

Viu o que são facetas dentárias e como são usadas para oferecer um sorriso bonito e saudável? Então, aproveite as informações, procure uma clínica odontológica e cuide já das imperfeições e da saúde do seu sorriso.

Você já realizou algum desses procedimentos? Tem alguma dúvida? Então, compartilhe nos comentários!