São Paulo - Capital
(11) 3181-9060
Demais Localidades 0800 444 0800

Confira 4 dicas sobre como curar uma dor de dente de forma eficaz

Mantenha sua saúde e sorriso em dia de maneira ainda mais simples e prática.

Header

Só quem já teve, sabe o quanto a dor de dente atrapalha a vida. A boa notícia é que atualmente existem diferentes formas de curar a dor e ter mais saúde e qualidade de vida. O problema, que pode ser causado por diferentes fatores e situações, como o desenvolvimento de cáries, traumas, infecções na raiz dentária, inflamações, restaurações internas, briquismo, bruxismo e gengivite, se caracteriza pela presença de incômodos sintomas e pode prejudicar totalmente o bem-estar de uma pessoa.

Entre os sintomas mais comuns, sensibilidade em excesso, dor durante a mastigação, sangramento bucal e inchaço da mandíbula e do dente se destacam. Por isso, é importante buscar opções diferentes de como amenizar os sintomas e se sentir mais confortável. Se você quer conhecer algumas dicas de como curar dor de dente, continue com a leitura do artigo e saiba mais!

1. Prefira alimentos frios e sem texturas

Muita calma nessa hora. No momento de dor, o ideal é evitar alimentos que demandam mastigação mais intensa e constante. Proteínas mais resistentes, torradas, legumes al dente, frutas com textura (como maçã, melão e pera) e saladas cruas (como cenoura, beterraba, tomate, palmito e pepino), por exemplo, podem forçar a região dolorida e causar ainda mais incômodo.

Em situações como essa, recomenda-se o consumo de alimentos sem textura e de pratos cremosos. Sopas, caldos, purês, gelatinas, mousses e frutas macias (como banana, melancia, mamão e abacate) são algumas sugestões.

Além disso, alimentos frios, como os chás gelados, sucos naturais, vitaminas, alimentos lácteos, sorbet de frutas e sopas frias, ajudam a aliviar o inchaço e evitam que a região fique mais irritada.

2. Abuse da água

Por mais que a água seja uma substância incapaz de acabar completamente com a dor, aliada a outros métodos, ela diminui (e muito!) o sofrimento.

Existem, basicamente, duas maneiras de utilizá-la e que costumam ser muito eficazes. A primeira é utilizar compressas de água gelada. Para isso, coloque uma bolsa térmica congelável sobre a região e mantenha-a pressionada por alguns minutos para amenizar o inchaço.

Também é possível realizar esse mesmo processo com cubos de gelo enrolados em tecido (uma toalha ou um pano de prato) ou até mesmo colocando as pedrinhas geladas dentro da boca.

Outra maneira de utilizar a água a favor da saúde bucal é fazer bochechos de água morna e sal. Isso elimina os micro-organismos bucais, intensifica a higienização, reduz as inflamações e minimiza gradualmente os desconfortos.

3. Faça bochechos com arnica

Planta medicinal com boa reputação na fitoterapia moderna e nos métodos medicinais dos ancestrais europeus, a arnica é capaz de tratar dores musculares, contusões, escoriações, inchaços, inflamações e dores reumáticas. E dor de dente também. É que ela possui ação anestésica.

Para tirar o máximo proveito da planta, faça bochecho cerca de 4 vezes ao dia com uma solução que contenha 1 xícara de água fervente e 1 colher de sopa de arnica picada.

Adicionar à mistura 3 colheres de sopa de camomila e 2 colheres de sopa de sálvia intensifica a eficácia do bochecho. E lembre-se de usar a solução já fria para evitar queimaduras.

4. Tome chás

Capazes de aliviar naturalmente os desagradáveis sintomas de dores em geral, os chás são supereficazes para combater a dor de dente, manter a saúde bucal em dia, além de serem opções saborosas para acompanhar refeições ou lanches.

Existem diferentes tipos de infusões com ação anestésica e que acalmam inflamações. Infusões com óleo de cravo-da-índia, própolis, hortelã, erva-cidreira e camomila são dicas bem legais de chás para essa finalidade.

Viu como dá para curar dor de dente utilizando medidas simples e muito úteis? Mas não são recursos paliativos. Ou seja, não dá para se acomodar. Assim que possível, é essencial buscar o acompanhamento de um odontologista capacitado para identificar a causa e curar realmente o seu problema bucal. Nessas horas, é bom contar planos odontológicos acessíveis e profissionais qualificados.

E então? Gostou das nossas dicas de como curar dor de dente? Então, compartilhe este post em suas redes sociais e mostre aos seus amigos como eles também podem se livrar desse sofrimento.