São Paulo - Capital
(11) 3181-9060
Demais Localidades 0800 444 0800

Como a falta de saúde bucal pode afetar a produtividade de funcionários?

Mantenha sua saúde e sorriso em dia de maneira ainda mais simples e prática.

Header

Possivelmente, você já deve saber que a alta produtividade de funcionários está diretamente relacionada ao crescimento e ao sucesso de uma empresa, certo? Isso acontece porque, por meio de benefícios diferenciados e motivações profissionais, os funcionários se sentem felizes, realizados e saudáveis. Consequentemente, produzem com mais rapidez e, ao mesmo tempo, com mais eficácia.

Entre os benefícios diferenciados, a contratação de planos odontológicos focados em prevenção ajudam a manter a saúde bucal de um funcionário e previnem problemas futuros que podem, até mesmo, causar o afastamento dos profissionais em uma empresa. Se você tem interesse e quer saber mais sobre a relação entre a produtividade dos funcionários e a saúde bucal, leia este artigo e entenda mais sobre o assunto!

Afinal, como a falta de saúde bucal afeta a produtividade?

Quando uma empresa analisa a possibilidade de oferecer um plano de saúde para os funcionários, ela deve pensar nos benefícios que isso gera para a empresa. Dessa mesma forma, a falta de saúde bucal gera um impacto negativo ao rendimento do negócio.

Se um funcionário sente dores agudas no dente, ele sofre com as consequências, como dor de cabeça, sensibilidade dentária e falta de concentração. Isso, no desenvolvimento de uma empresa, impede que a pessoa foque em seu trabalho e causa a perda da qualidade em cada uma das funções exercidas.

Outro ponto negativo que os problemas bucais causam é a possibilidade de afastamento dos funcionários. Problemas mais graves, normalmente, são provocados pela falta de tratamentos adequados e podem causar até a perda dentária. Infecções, problemas periodontais, como a gengivite e a periodontite, tratamentos de canal e endocardite são alguns exemplos.

É importante mencionar ainda que, além de oferecer um convênio de saúde bucal para os funcionários, a empresa deve conscientizar os colaboradores sobre a importância de cuidar da saúde bucal. Escovar os dentes diariamente, passar fio dental, realizar limpezas dentárias com frequência e consultar periodicamente com profissionais são cuidados elementares para manter um sorriso bonito e muito mais saudável.

Quais são os benefícios de contratar um plano odontológico?

Oferecer benefícios diferenciados, como o plano odontológico, para os colaboradores de uma empresa vai muito além de assegurar o bem-estar e a saúde. Isso aumenta a autoestima, a produtividade e o sucesso da empresa, como já mencionamos. Confira, agora, as principais vantagens ao oferecer esse tipo de serviço aos funcionários!

1. Fidelizar os colaboradores

Provavelmente, você já deve saber que a ampla concorrência no mercado de trabalho, tanto de empresas quanto dos funcionários, é alta. No entanto, quando uma empresa oferece um diferencial ao colaborador, seja ele financeiro ou relacionado a benefícios, ela atrai e fideliza talentos aos seus negócios.

Essa competitividade entre empresas para captar os melhores profissionais permitem uma seleção mais específica e garantem que elas tenham um diferencial, com elevado grau de capacitação e alta performance.

Dessa mesma forma, profissionais selecionam empreendimentos que buscam melhorar a sua imagem como empregadoras. O resultado é a harmonia entre empregados e patrões, tal qual a produtividade e a satisfação entre os dois lados.

2. Aumentar a qualidade de vida dos funcionários

É fato que manter a saúde em dia é fundamental para assegurar o bem-estar e a qualidade de vida de uma pessoa. Nesse sentido, colaboradores saudáveis e de bem com a vida associam isso diretamente à produtividade na empresa.

Ao oferecer um convênio de saúde dentária para o funcionário, a empresa também oferece atendimento seguro, profissionais capacitados e serviços de qualidade, tanto de tratamento quanto de manutenção e prevenção de problemas.

3. Melhorar a organização da empresa

Acredite, um plano odontológico é importante até mesmo na organização das empresas. Um dos motivos é a contribuição para a imagem corporativa do negócio. Esse tipo de benefício faz com que os empregados e seus familiares sintam admiração e gratidão ao empreendimento, fazendo questão de enfatizar isso nas questões sociais.

Outro motivo é a redução de licenças por problemas graves, como já foi mencionado. Quando isso acontece, a empresa precisa continuar com o funcionário, mas, ao mesmo tempo, procurar um substituto para exercer as funções do colaborador de atestado.

4. Diminuir os custos do negócio

Sabia que ocorre a dedução do imposto de renda para empresas que oferecem benefícios odontológicos aos colaboradores? Assim, a empresa pode abater o valor cobrado pelo IR e ter um orçamento muito mais econômico.

Além disso, o investimento em um empregado faz com que o negócio reduza, em números significativos, as despesas administrativas. Isso significa que o custo de um plano corporativo é super acessível e pode gerar muito mais lucro para o empregador.

5. Garantir a satisfação dos funcionários

O investimento na autoestima de um funcionário é muito mais importante do que uma pessoa pensa. Se sentir feliz, realizado e satisfeito garante um empenho maior e uma produção superior.

O clima positivo no meio trabalhista ainda gera o bem-estar e faz com que o colaborador permaneça por muito mais tempo na empresa. Vale citar ainda que isso diminui os gastos necessários com a rotatividade dos funcionários e com os acertos financeiros.

6. Assegurar a relação positiva entre empregado e empregador

Por fim, é imprescindível citar que um funcionário realizado profissionalmente é também um funcionário feliz. Com isso, os reflexos externos tornam-se visíveis, em especial na visão externa que as pessoas passam a ter da empresa.

Ao perguntar ao funcionário a posição dele sobre seu emprego, possivelmente, ele apontará o lado positivo e social. Ele ainda ganha um motivo extra para sorrir e, mais que isso, pode sorrir sem preocupação, já que a saúde e a beleza do sorriso serão garantidos pelo plano odontológico.

Viu como a falta de saúde bucal pode afetar a produtividade de funcionários em uma empresa? Então fique atento em relação a isso e aproveite as tantas vantagens que um plano odontológico assegura em um negócio. Não se esqueça de que ele mantém a saúde e a beleza do sorriso, além de aumentar a autoestima, o bem-estar e o desenvolvimento do funcionário.

Se você quer saber mais sobre o assunto, veja como evitar a dor de dente com 3 dicas infalíveis. Até a próxima!