Manter os cuidados com a saúde bucal é essencial para evitar problemas, como cárie, tártaro e gengivite. Um produto indispensável nessa situação é o creme dental. Foi-se o tempo que as opções eram iguais e buscavam somente deixar a boca limpa.

Atualmente, existem diversos tipos de pasta de dente no mercado, e cada um conta com ingrediente diferente. As possibilidades vão desde aquelas com ação branqueadora até as indicadas para dentes sensíveis. Por isso, conhecer as diferenças entre elas é fundamental para quem deseja realizar a higienização correta da boca.

Ficou interessado e quer conhecer alguns tipos de pasta de dente? Então, continue a leitura!

1. Pastas clareadoras

Ter um sorriso branco e saudável é o sonho de muitas pessoas. Portanto, o creme dental com ação whitening faz um grande sucesso entre os compradores. Mas você sabe quais são os seus benefícios? Com resultados rápidos, esse tipo remove algumas das manchas sem deixar danos ao esmalte dental.

Essa é uma boa opção para quem fez clareamento dental no consultório odontológico e quer um complemento para manter esse tratamento. Além disso, se aliada a uma boa higienização da boca, combate a halitose, a cárie remove a placa bacteriana que se forma na superfície dos dentes.

2. Pasta para dentes sensíveis

A sensibilidade é causada por um desgaste do esmalte dentário e se intensifica com o contato com alimentos e líquidos quentes ou frios, tornando-se um verdadeiro incômodo. O ideal, nesse caso, é a pasta de dente rica em Fluoreto de Estanho e outras substâncias que conseguem tapar os minúsculos canais da dentina ligados aos nervos dos dentes, o que impede que essas comidas ou bebidas ativem a dor.

3. Pasta de proteção contra cáries

O melhor modo de prevenir e combater as cáries é por meio de uma boa higiene bucal, usando uma pasta de dente que contribui no processo de fortalecimento dental. O flúor, por exemplo, auxilia na remineralização do esmalte do dente e fortalecendo-o.

No entanto, é fundamental que o produto tenha uma quantidade maior que 1000 ppm de fluoreto. Quantidades abaixo desse valor não são eficientes para combater a cárie e a restaurar o esmalte dentário. Além disso, o ideal é evitar o consumo de doces e escovar os dentes após as refeições.

4. Pasta para limpeza profunda

Como o próprio nome diz, essa pasta de dente é a ideal quando o assunto é tratar o sorriso com uma limpeza profunda. Durante uma boa escovação, esse creme dental ajuda a eliminar microrganismos e higieniza os locais mais difíceis de alcançar, proporcionando uma sensação de frescor na boca. Contudo, é bom lembrar que o produto não substitui o enxaguante bucal e o uso de fio dental.

Agora que você já conhece os principais tipos de pasta de dente, saiba que para fazer a melhor escolha é importante levar em conta a quantidade de flúor e consultar um dentista para que ele indique a opção ideal para o seu caso. Além disso, fique atento, pois o excesso de produto também é prejudicial para a arcada dentária, ainda mais para crianças.

Gostou do post e quer complementar a sua leitura? Então, saiba com qual frequência você deve ir ao dentista!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa