Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances de isso acontecer. Isso porque alguns indivíduos, infelizmente, têm vergonha de ir ao dentista, e essa questão ocorre por diferentes motivos.

Caso esse também seja o seu caso, continue lendo este conteúdo, pois ele foi feito especialmente para você. Neste post, falaremos sobre por que acontece esse constrangimento ao ir ao dentista, forneceremos dicas que o ajudarão a perder a vergonha antes de consultar o profissional e explicaremos como a vergonha pode dificultar o atendimento do dentista. Continue com a gente!

Por que há um constrangimento ao ir ao dentista?

Basicamente, a saúde bucal da pessoa varia conforme os cuidados tomados ou não pelo indivíduo em sua trajetória de vida. No entanto, isso não é algo a ser julgado durante uma avaliação, pois os profissionais devem focar em cuidar da saúde bucal do paciente.

Outro motivo que faz com que muitas pessoas tenham certo constrangimento de ir ao dentista é o medo. Em algumas situações, infelizmente, existem algumas clínicas que não prezam por um atendimento humanizado. Por esse motivo, o paciente pode ficar ansioso e, consequentemente, pode pensar que o tratamento seja doloroso e nem um pouco confortável.

Como perder a vergonha antes de ir ao dentista?

Destacamos anteriormente que existem diversos motivos que fazem as pessoas ficarem com receio de buscar tratamentos odontológicos. No entanto, a boa notícia é que existem boas estratégias que o ajudarão a perder o medo de ir ao dentista. 

Entre elas estão o entendimento da função do dentista, o estabelecimento de uma relação de confiança com o profissional e o entendimento da importância dos cuidados preventivos para a saúde bucal. Falaremos com mais detalhes sobre essas questões logo abaixo.

1. Função do dentista 

Um dos primeiros passos para perder a vergonha antes é o entendimento da função do dentista: garantir a saúde bucal dos pacientes. 

Desse modo, o profissional se encarrega do diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas odontológicos, como as cáries, tártaros, placas bacterianas, entre outras questões relevantes.

2. Relação de confiança com o especialista

O estabelecimento de uma relação de confiança com o dentista é uma das melhores formas de perder o receio de consultar-se com o profissional. Afinal, ao ter uma relação mais próxima com o dentista, você ficará mais tranquilo para dar andamento ao tratamento necessário. Dessa forma, podemos dizer que se trata de uma das melhores formas de perder a vergonha de ir ao dentista.

Sobre essa questão também é importante destacar que o estabelecimento de uma relação de confiança com o dentista o ajudará a ter mais confiança para falar sobre os receios ou medos, inclusive eventuais dores que possam acontecer nos tratamentos.

Desse modo, é bastante provável que o profissional ajude a deixar você mais confiante durante o tratamento e dê as melhores dicas para que você se sinta mais confortável antes e também depois da realização do tratamento.

3. Importância dos cuidados preventivos para a saúde bucal 

A conscientização sobre os cuidados preventivos para a saúde bucal também auxilia a perder a vergonha de ir ao dentista. Isso porque o entendimento em relação aos cuidados da saúde bucal incentiva as pessoas a irem ao dentista, além de compreenderem melhor a função do profissional, o que, consequentemente, leva as pessoas a ficarem mais tranquilas para iniciar os tratamentos.

4. Acompanhamento periódico 

O acompanhamento constante de um dentista é uma das melhores táticas que o ajudarão a perder a vergonha de se consultar. Muitas pessoas têm receio de ter um acompanhamento odontológico porque associam isso à dor, no entanto fique tranquilo. Você percebeu que a função do dentista é ampla e ele é o profissional que vai auxiliá-lo a ter uma melhor saúde bucal.

Nesse contexto, o acompanhamento regular e precoce de um dentista é fundamental porque, com um acompanhamento regular, você tende a ter menos problemas e eventuais incômodos. Por esse motivo, não espere seu dente doer para começar a procurar o profissional. É muito importante fazer consultas regulares e também evitar o sofrimento causado por uma dor de dente.

5. Faça avaliações e consulte diferentes profissionais

Existem diversos dentistas no mercado e nem sempre é fácil escolher o melhor profissional. Por isso, é bastante comum ficar indeciso sobre como começar o tratamento, o que pode causar insegurança.

Nessa situação, uma boa ideia seria primeiramente procurar um dentista conhecido da família ou mesmo dos amigos. Isso porque as indicações demonstram que o tratamento feito pelo profissional foi bem-sucedido.

Vale muito a pena também procurar mais de um dentista e avaliar o atendimento de cada profissional. Ao marcar diferentes avaliações, você com certeza encontrará um profissional que passa mais confiança e segurança. Assim, podemos dizer que essa se trata de uma das principais dicas que o ajudarão a perder a vergonha de ir ao dentista e também a ter segurança nesse momento.

Como a vergonha pode dificultar o atendimento do dentista?

Por diferentes motivos, a vergonha pode dificultar o atendimento do dentista. Primeiramente, essa questão pode dificultar a visão por parte do profissional, o que pode contribuir para a complicação do diagnóstico e do consequente tratamento. Em alguns casos, os pacientes não querem abrir bem a boca ou abrem e logo fecham, o que também dificulta a visão do dentista.

Nessa situação, diminuem-se as chances de o profissional conseguir fazer um diagnóstico adequado e, como ficará mais difícil de identificar os problemas, o tratamento também pode não ser tão eficiente.

Por outro lado, quando se confia no profissional, ele tende a ter mais assertividade ao fazer os diagnósticos e o tratamento também tende a apresentar melhores resultados.

É importante destacar ainda que o dentista é um professional preparado, que não vai te julgar. Ele vai apenas ajudar a resolver seus problemas da melhor maneira.

Como é possível perceber, perder a vergonha de ir ao dentista é uma medida que poderá ajudá-lo a obter o melhor tratamento odontológico possível. Além disso, o profissional será capaz de fornecer um melhor atendimento, o que contribuirá na obtenção de melhores resultados no tratamento.

Você gostou deste post na qual fornecemos dicas sobre como perder a vergonha de ir ao dentista? Então, entre já em contato com a gente! Estamos dispostos a ajudá-lo da melhor forma possível, fornecendo o melhor suporte e o melhor atendimento.

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa