São Paulo - Capital
(11) 3181-9060
Demais Localidades 0800 444 0800

Você sabe como cuidar dos dentes de leite do seu filho?

Mantenha sua saúde e sorriso em dia de maneira ainda mais simples e prática.

Header

Muitos pais ficam com dúvida ao verem os dentes de leite do filho. Nesta fase são comuns algumas incertezas, desde os alimentos que o bebê deve evitar até como fazer a escovação. Para resolver seu problema, veja neste texto um panorama sobre os dentinhos da criança: o que são, qual a função na boca e que cuidados tomar para diminuir o desconforto. Leia agora mesmo!

O que são os dentes de leite?

Antes de partir para os detalhes, entenda o que são os dentes de leite, também chamados de decíduos. A resposta é simples: a dentição temporária é a primeira que irrompe na boca do ser humano e geralmente aparece quando o bebê completa de 6 a 8 meses.

Na infância, a criança costuma ter 20 dentinhos, sendo 10 em cada arcada. Já com 5 ou 6 anos é que começa a perda dos decíduos. O fenômeno deve ser acompanhado de perto por um dentista. Apesar da aparência bastante clara (daí a alusão ao leite), a composição do dente temporário é parecida com a do permanente.

Quais são as funções dos dentes temporários?

Com diversas funções na boca, desde a mastigação até a fala, a dentição inicial auxilia as crianças a mastigar e digerir os alimentos, melhora a pronúncia das palavras, ajusta o crescimento ósseo do rosto e deixa espaço para o sorriso permanente se desenvolver no futuro.

Quais cuidados devem ser tomados?

Bom, você viu que os dentes de leite cumprem várias funções para que seu bebê cresça de maneira saudável com o passar do tempo. Mas o que fazer ao sinal do primeiro dentinho?

Para passar por essa fase tranquilamente, confira a seguir os principais cuidados que devem ser tomados.

Escovar os dentes adequadamente

Nos recém-nascidos, escove os dentes com paciência e tenha um cuidado especial com a gengiva. A escovação, que sempre ocorre após a refeição, deve ser feita com escova apropriada para a idade da criança.

Evitar determinados alimentos

Tenha atenção com a dieta do seu filho, pois ela é essencial para que os dentes estejam saudáveis. Incentive a criança a comer de tudo um pouco, principalmente para que ela enriqueça as refeições do dia a dia. Evite, porém, que o bebê consuma bebidas e alimentos muito açucarados.

Fazer visitas regulares ao dentista

Há alguns hábitos que você deve ter para cuidar dos dentes infantis. Por esse motivo, leve o seu filho ao consultório do dentista pelo menos uma vez ao ano. O especialista consegue acompanhar o desenvolvimento dental e indicar produtos específicos para o sorriso do bebê.

Neste conteúdo você entendeu que os dentes de leite nascem nos primeiros meses de vida do bebê para ajudá-lo a mastigar e engolir a comida, bem como falar bem e desenvolver os ossos da face. Para saber o que fazer, você também aprendeu alguns cuidados que deixam o seu filho confortável com o surgimento da dentição.

Agora que você já está por dentro do assunto, não perca tempo! Entre em contato conosco e agende uma consulta odontológica para o seu filho!