Faça seu cartão de crédito Sorriden!

Você sabe qual é a importância de ter um bom plano odontológico individual? Trata-se de uma dúvida levantada por muitas pessoas. Essa questão se deve a diferentes motivos, como o custo do plano, o funcionamento, ao que ele dá acesso, entre outras questões relevantes.

Nesse contexto, há quem tenha dúvidas sobre a validade de investir em um. No entanto, podemos dizer que, em razão das proteções fornecidas pelo seguro, vale muito a pena optar pela sua contratação.

Pensando na relevância desse tema, neste conteúdo, informaremos qual é a importância de contar com um plano odontológico individual e vamos esclarecer algumas dúvidas comuns sobre como funciona o seguro. Continue a leitura!

1. Qual é a importância do plano odontológico individual?

O plano odontológico individual é uma ótima ideia para assegurar uma melhor saúde bucal. Sabemos que, eventualmente, é possível que ocorram alguns imprevistos por diversos motivos. Desse modo, é fundamental estar preparado para essas situações.

Nesse contexto, o seguro odontológico é uma ótima ideia. Isso porque você terá um acompanhamento constante de um profissional da área quando precisar e também um abatimento no preço dos tratamentos dentários que tiver de fazer, pois o seguro cobre os procedimentos odontológicos.

Desse modo, podemos dizer que o plano odontológico individual contribuirá para garantir uma melhor saúde bucal e também ajudará a ter uma melhor segurança financeira. 

2. O que é o plano odontológico individual?

Antes de entender como funciona, é necessário compreender o que é um plano odontológico individual. Para contratar o serviço, é necessário procurar as empresas que o prestam ou um corretor. Podemos dizer, portanto, que o funcionamento é semelhante em relação aos planos de saúde. Há coberturas básicas e também as adicionais.

Os planos odontológicos asseguram aos beneficiários tratamentos dentários básicos, como a remoção de tártaro, o tratamento de cáries, a limpeza de placas bacterianas, a limpeza dentária, entre outros.

3. Como funciona o seguro?

Destacamos que muitas pessoas têm dúvidas sobre como funciona o plano odontológico individual. Por esse motivo, separamos, logo a seguir, alguns tópicos sobre as dúvidas mais frequentes. Desse modo, você tende a estar mais bem preparado para essas questões.

Entre os principais aspectos que serão mencionados, estão a importância de se fazer um bom plano, o que o seguro individual cobre, o tempo de carência, como funciona a questão da colocação do aparelho ortodôntico e os pontos que devem ser levados em consideração para escolher o melhor plano possível.

A importância de fazer um plano

Trata-se de uma das principais dúvidas por parte de muitos indivíduos e isso acontece pelo fato de esse não ser um seguro costumeiramente contratado. No entanto, o seguro odontológico é fundamental para garantir uma melhor saúde dentária a preços acessíveis e também proporciona uma melhor segurança financeira. Isso porque você estará protegido contra eventuais imprevistos que possam acontecer no caminho.

A cobertura de um plano individual

Não há uma resposta exata para essa questão, pois ela variará de acordo com o plano que você escolher. No entanto, há algumas coberturas que são comuns em diversos deles. Entre elas, estão:

  • limpeza e aplicação de flúor;
  • extração dentária;
  • raio-X panorâmico;
  • tratamento destinado ao público infantil;
  • tratamentos na gengiva;
  • atendimento de urgência e emergência 24 horas;
  • restaurações dentárias;
  • tratamento e retratamento de canal.

Vale destacar que as coberturas mencionadas acima são as obrigatórias. No entanto, é possível também encontrar empresas que fornecem uma cobertura maior e que vai além desses procedimentos mencionados.

Diante dessa amplitude, podemos dizer que os planos odontológicos são uma ótima ideia. Isso porque as empresas do setor se preocupam em prestar um bom atendimento aos pacientes. Desse modo, torna-se possível assegurar uma boa saúde bucal e garantir segurança e tranquilidade para a sua família.

O tempo de carência

O tempo de carência do plano odontológico individual varia conforme cada seguradora. Desse modo, é muito importante consultar as empresas que fornecem o serviço e escolher aquela que apresenta as melhores condições.

A colocação de aparelho ortodôntico

Trata-se de uma das principais preocupações de muitas pessoas e isso se dá por diferentes motivos. O primeiro deles é que alguns planos permitem a inclusão de dependentes e, nesse contexto, é bastante comum que os filhos precisem de um aparelho ortodôntico.

A Ortodontia, porém, como visto, não está na listagem de coberturas básicas exigidas pela Associação Nacional da Saúde (ANS). No entanto, alguns planos odontológicos fornecem o serviço, o que ajuda a diminuir os custos na colocação e na manutenção periódica do aparelho.

A escolha do melhor plano

A escolha do melhor plano deve ser feita de forma cuidadosa, pois há diversas questões que merecem a devida atenção. O primeiro fator a ser considerado é a amplitude de cobertura — é muito importante verificar se ele atende ou não às suas necessidades.

Não se esqueça também de conferir se o plano está presente na sua cidade. Por esse motivo, é fundamental optar por redes com clínicas credenciadas em todo o Brasil. Isso garantirá que você será devidamente atendido pelo plano quando for necessário.

O preço é outro fator a ser levado em conta, pois ele deve ser compatível com o seu orçamento. É importante que as mensalidades do plano odontológico estejam dentro da sua realidade financeira e que seja possível arcar com o pagamento de forma tranquila.

Outra questão que também merece atenção refere-se à possibilidade de inclusão ou não de dependentes. Há alguns planos que permitem essa prática, mas há outros que não. A inclusão de dependentes é uma cobertura fundamental para quem tem filhos.

O plano odontológico individual, como visto, é uma excelente ideia para garantir uma melhor saúde bucal para você e para toda a sua família. Trata-se de uma ótima medida de prevenção, pois haverá um acompanhamento constante e sempre que necessário. Além disso, há a economia financeira. Desse modo, considerando os benefícios mencionados neste conteúdo, vale muito a pena fazer a contratação do produto — prezando sempre pela qualidade, é claro.

Você está com alguma dúvida sobre como funciona o plano odontológico individual? Entre já em contato com a gente! Estamos dispostos a ajudá-lo e a fornecer o melhor suporte em relação ao assunto.

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa