Faça seu cartão de crédito Sorriden!

A dor de dente pode ser simplesmente desesperadora. O incômodo faz com que muitas pessoas fiquem sem saber quais alternativas devem ser procuradas e como amenizar dor de dente de forma satisfatória até a próxima visita ao dentista.

As causas podem ser as mais diversas, como sensibilidade, cáries, canal e várias outras possibilidades. Como quase nunca sabemos como agir nesse momento, levantamos no post de hoje algumas maneiras eficientes de amenizar a dor de dente.

Ficou curioso? Então aprenda neste post como se comportar da próxima vez que isso acontecer — com você ou alguém próximo. Vamos juntos nessa? 

1. Aposte no bochecho de água com sal

Essa dica pode soar um pouco estranha em um primeiro momento, mas é muito eficiente. Para quem não sabe, o bochecho de água com sal é uma forma de limpar a boca e combater muitos micro-organismos — já que estes podem ser os causadores da dor e desconforto.

Se você não sabe como fazer, basta diluir 1 colher de chá de sal em 1 copo de água e bochechar por — pelo menos — 30 segundos. E tem mais: a prática deve ser adotada a cada hora para ter os resultados esperados, então, nada de achar que uma vez foi suficiente.

2. Use pastas de dente especiais

Existem hoje pastas de dente antissensibilizantes e que podem ser aplicadas na região dolorida. Se o seu caso é de retração gengival ou dentes sensíveis, por exemplo, pode ser ainda mais útil. Quem já passou por essa situação sabe o quanto é incômodo.

É bom lembrar que o uso da pasta não é uma garantia, mas ela pode ajudar muito a aliviar os sintomas e fazer com que você respire aliviado por um tempo. 

3. Conte com a ajuda do alho para amenizar dor de dente

Se você é do tipo que associa o alho ao mau hálito, então pode ser que se surpreenda com os benefícios que ele pode trazer quando o assunto é amenizar a dor de dente. Por mais que muitas pessoas não saibam, ele possui elementos antibióticos que podem combater a ação das bactérias. Impressionante, não é? 

Para adotar o procedimento, o ideal é misturar o pó de alho com sal e aplicar na região dolorida. A prática deve ser refeita até que as dores diminuam ou você consiga ter o socorro de um profissional especializado. 

4. Faça um tratamento com remédios prescritos pelo dentista

Dependendo do problema de dente que você tenha, pode ser que o dentista não possa eliminar a dor na primeira consulta. É o que acontece quando a região está muito inflamada, por exemplo.

De toda forma, você pode pedir que ele prescreva alguns medicamentos para aliviar o incômodo. Os analgésicos estão entre as soluções mais comuns, pois ajudam a amenizar a dor de dente até que o tratamento seja iniciado.

Para evitar reações alérgicas, tome cuidado com medicamentos novos. E tem mais: a automedicação pode ser um grande erro, então seja prudente e siga as recomendações do dentista.

5. Evite alimentos muito quentes

Já tratamos aqui no blog como o gelo e alimentos mais frios podem ajudar a amenizar o desconforto — e por isso devem ser incorporados por quem quer sentir certo alívio. De maneira correspondente, você deve evitar os alimentos mais quentes ou, dependendo do nível de dor, até mesmo os mornos.

A sensação térmica de calor pode intensificar a dor, tornando o período ainda mais difícil. Para não sofrer com isso, escolha alimentos mais frios e preferencialmente que não exijam muito esforço na mastigação. 

6. Explore a ajuda do bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio pode ser outra opção pouco comum, mas também pode ajudar muito a amenizar a dor de dente. A dica é simples: basta fazer bochechos com uma mistura de água e bicarbonato para diminuir — mesmo que um pouco  a intensidade da dor. 

Caso o bochecho não traga bons resultados, então pode apostar em um resultado mais pontual. Basta mergulhar um cotonete na água, colocar um pouco do bicarbonato e aplicar na região afetada. Essa dica costuma ser uma ótima alternativa! 

7. Conte com a ajuda do chá preto

O chá preto não está entre as opções mais usuais de bebida. Basta tentar lembrar qual foi a última vez que alguém ofereceu a você esse tipo de bebida. Por conta disso, é natural que muitas pessoas nem sequer imaginem que ele pode ajudar nos casos de dor de dente. 

É isso mesmo: a opção conta com ácido tânico, uma substância que ajuda muito, pois tem poder analgésico e anti-inflamatório. A solução pode ser consumida como um líquido normal ou, caso prefira, com uma aplicação mais direta — com algodão ou cotonete. 

Entretanto, não se esqueça: o chá não deve ser consumido quente ou morno, pois essa pode ser uma verdadeira “furada”. Espere esfriar ou resfrie o líquido antes de consumir, pois assim você evita a dor. 

8. Procure um dentista

Essa dica pode parecer um pouco óbvia, mas algumas pessoas acabam “levando” a dor de dente por dias. Depois do alívio dos tratamentos alternativos, elas acabam desistindo de um tratamento específico. Como você deve imaginar, isso é péssimo e pode até comprometer o dente.

Depois de dois dias, se a dor de dente persistir, é fundamental procurar a ajuda de um dentista. Em casos mais graves, você nem precisa esperar esse período antes de recorrer ao profissional. Quem apresenta pus, sangramentos frequentes ou grande desconforto, por exemplo, deve contar com ajuda para a identificação do problema e possível tratamento. 

Depois de aprender maneiras eficientes de como amenizar dor de dente, não deixe de colocar essas opções em prática sempre que passar por um aperto. Acredite: você ainda vai se agradecer por ter adotado — e aprendido  esse tipo de cuidado. E lembre-se: invista sempre na higienização completa, pois essa é a melhor forma de manter a saúde bucal em dia.

Se você conhece outras pessoas que também devem ler este post, então não deixe de compartilhar o conteúdo nas redes sociais.​ Elas vão agradecer muito pela ajuda! Nos encontramos por lá!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa