São Paulo - Capital
(11) 3181-9060
Demais Localidades 0800 444 0800

5 malefícios do açúcar que acabam com sua saúde bucal

Mantenha sua saúde e sorriso em dia de maneira ainda mais simples e prática.

Header

Você sabe que comer doces e não cuidar da saúde bucal traz cáries, não é? Mas o que muita gente desconhece é que o consumo de alimentos açucarados leva à inflamação na gengiva, aparecimento de tártaro e até perda do dente. Entenda neste texto os principais malefícios do açúcar e saiba como substituí-lo para ter uma dieta mais saudável. Leia agora mesmo!

Quais são os principais malefícios do açúcar para os dentes?

O consumo de açúcar é cultural no Brasil, por isso, você pode ter dificuldade para abandonar o excesso de doçura na rotina. Porém, saiba que alimentos açucarados são um dos grandes vilões para a saúde bucal. Doenças como a periodontite, as cáries, reabsorção óssea, tártaro e até perda dental são causadas por alimentação rica em sacarose. Entenda melhor!

1. Cáries

Um dos problemas bucais mais populares por aqui, as cáries são comuns na infância e na vida adulta. A disfunção lesiona a estrutura de dentes de leite e permanentes e está associada à ingestão do açúcar. Os cristais aumentam o número de bactérias na boca, o que danifica o dente e deixa a região mais desgastada.

No consultório, o dentista restaura a cavidade dental cariada com uma resina que deve ser trocada com o passar do tempo. A área restaurada não deve apresentar mais sinais da lesão.

No entanto, o paciente não deve se descuidar nunca da higiene bucal, principalmente se estiver fazendo tratamento ortodôntico. Os famosos aparelhos redobram o cuidado com restos de alimento entre os dentes, porque deixam o ambiente propício para novas cáries.

2. Periodontite

A periodontite é uma inflamação grave na gengiva provocada por acúmulo de placa bacteriana. O problema afeta o periodonto, a região de tecidos que envolve o dente. Quando o paciente não tem higiene bucal e consome muito açúcar, ocorre a proliferação de bactérias na área.

A periodontite também pode ser causada por tártaro, pouca produção de saliva, má oclusão e substâncias prejudiciais do cigarro. A recomendação é procurar o dentista para tratar o mal-estar e diminuir o consumo de doces, que nutrem as bactérias.

3. Reabsorção óssea

A reabsorção óssea ocorre na boca quando células velhas do osso dental não conseguem mais ser trocadas por novas, em um processo que envolve os osteoclastos e os osteoblastos no metabolismo celular. Ligada a um dos efeitos da periodontite, a disfunção mexe com a absorção do tecido ósseo pelo organismo.

4. Tártaro

Para manter a saúde bucal em dia, você deve se escovar sempre após as refeições. Caso contrário, restos de alimentos se fixam entre os dentes e a gengiva, facilitando o aparecimento de placa bacteriana e de tártaro, principalmente se você for um consumidor voraz de alimentos açucarados.

Tártaro ou cálculo dental é o nome que se dá ao fenômeno de calcificação das bactérias, o que deixa uma aparência porosa nos dentes. É preciso procurar um dentista para eliminar mecanicamente a área áspera e deixar o seu sorriso harmônico novamente.

Os cuidados não param por aí! Outra medida a ser tomada é evitar o consumo de açúcar e fazer a limpeza oral diariamente com fio dental, escova com cerda arredondada e creme com flúor.

5. Perda do dente

O dente geralmente é composto por uma rígida estrutura, que é desgastada e chega a se perder em alguns casos. A perda dentária é motivada por fatores genéticos, avanço da doença periodontal e de cáries que se estendem até a raiz, bruxismo e, claro, higiene bucal precária.

Pacientes que consomem bastante açúcar — em bebidas ou em refeições ricas em sacarose — e não cuidam da saúde dos dentes, correm sérios riscos de perdê-los com o tempo.

Para tratar o problema, cirurgiões podem usar vários métodos, a exemplo do implante e das lentes de contato dentais. Mas o ideal é se prevenir fazendo uma ótima higiene bucal em casa e comparecendo regularmente ao dentista.

O consumo exagerado de açúcar também afeta o metabolismo do corpo e contribui para o excesso de peso, gastrite, diabetes, colesterol alto, prisão de ventre, problemas no fígado e até diminuição da memória. O que fazer, então, para ter uma dieta mais saudável?

Como diminuir o consumo de alimentos com açúcar?

Os especialistas recomendam consumir no máximo uma colher de sopa de açúcar diariamente. O ideal mesmo é deixar de usar os cristais na sua alimentação, já que o corpo não precisa deles para funcionar bem. Contudo, a dúvida é como substituir alimentos açucarados na rotina, principalmente na alimentação das crianças? 

Antes de responder à questão, entenda que a mudança de hábito leva um tempo até a adaptação do corpo. O açúcar cria um vício no cérebro uma vez que estimula a produção do hormônio dopamina, que nos dá uma sensação de bem-estar.

Identifique inicialmente quais alimentos à base de açúcar são consumidos por você. Uma dica: receitas de sobremesa (como bolos e docinhos de festa) e produtos industrializados (chocolate, leite condensado, refrigerantes e sucos de caixinha) são ricos em sacarose.

Depois, entenda que não é necessário deixar de sentir o gosto doce na boca para se alimentar de forma saudável. Que tal optar pela doçura do mel? Mas quando não der para evitar a sacarose, dê preferência ao açúcar mascavo, que tem mais vitaminas do que o tipo refinado.

Para bebidas insossas, você pode utilizar os adoçantes dietéticos, principalmente os naturais — compostos por eritritol, xilitrol, stévia, taumatina e maltitol. Ainda que não seja a melhor recomendação, esses adoçantes ajudam o seu paladar (que se acostuma a novos sabores em menos de 1 mês) a deixar o açúcar de lado.

Neste texto, você descobriu que o consumo exagerado de açúcar traz inúmeros riscos à saúde da boca. Problemas como cáries, tártaro, inflamação na gengiva, reabsorção óssea e perda dental estão associados à ingestão de alimentos doces. No entanto, uma dieta saudável ajuda a substituir o vilão e deixa seus dentes fortes.

Agora que você conhece os malefícios do açúcar para a saúde bucal e sabe como equilibrar a alimentação, deixe um comentário sobre a sua experiência com alimentos açucarados no dia a dia!