Você sabia que colocar o aparelho de contenção é uma etapa fundamental no final de tratamentos odontológicos? Em geral, um procedimento odontológico é realizado para assegurar a estética e a saúde de um sorriso, além de oferecer mais autoestima ao paciente. Por isso, é importante seguir, sempre com a orientação de um profissional, cada etapa do tratamento, desde a avaliação até a retirada do aparelho e os cuidados posteriores a isso.
Por esse motivo, vamos desenvolver mais sobre o assunto e falar sobre o aparelho de contenção. Vamos explicar o que ele é, qual a sua função e em que tipo de situação ele deve ser usado. Ficou interessado? Então, leia este post e saiba mais!
O que é um aparelho de contenção?
De um modo geral, o aparelho de contenção nada mais é do que um aparelho, móvel ou fixo, utilizado especialmente para que os dentes não se movam no final de um tratamento odontológico.
O móvel, visualmente similar ao aparelho ortodôntico móvel, é mais usado em situações não muito graves e para conter os dentes da arcada superior. Ele se caracteriza justamente por sua mobilidade, ou seja, pode ser retirado e colocado a qualquer momento sem a ajuda de ninguém. Sua utilização deve ser orientada pelo dentista responsável pelo tratamento.
Normalmente, o paciente fica com ele de forma integral ou noturna, sempre retirando para as refeições e para a higienização bucal. É importante mencionar que, o modelo é parecido com o aparelho móvel, mas eles possuem funções diferentes.
Já o aparelho de contenção fixo é mais usado na arcada dentária inferior e para tratamentos de longa duração. Ele fica atrás dos dentes frontais e consiste basicamente em um fio de aço preso aos dentes. Ao contrário do móvel, a manutenção e a retirada só devem ser feitas por um ortodontista.
Além disso, ele exige uma higienização adequada, já que pode acumular sujeira com facilidade e, consequentemente, favorecer o aparecimento de bactérias e infecções.
Quando deve ser usado?
Usar a contenção faz parte da etapa final de um tratamento odontológico, portanto, ele geralmente é colocado depois da retirada do aparelho responsável pelo alinhamento dentário. O modelo é decidido junto ao profissional, que sempre analisa a situação de cada paciente.
O principal objetivo dele é manter os dentes alinhados e por isso é indicado na maioria dos casos. É válido mencionar que a movimentação dentária, depois de um tratamento odontológico, é um procedimento natural.
Por quanto tempo ele deve ser usado?
O tempo de uso é relativo e depende da situação de cada paciente. De uma forma ampla, o modelo móvel é usado por cerca de um ano a dois anos. Já o tempo de uso do fixo é indeterminado, ou seja, pode ser usado por toda a vida. Isso se dá devido ao fato de alguns dentes terem tendência de se mexer por mais tempo, principalmente os da arcada inferior.
O período de uso é determinado pelo profissional, assim como outras questões relacionadas ao tratamento, como o tempo de uso do aparelho ortodôntico.
Vale ressaltar ainda que você também deve frequentar a clínica odontológica durante esse período. Se você estiver usando o aparelho de contenção móvel, essa visita ocorre mensalmente durante os primeiros meses e depois semestralmente. Já com a contenção fixa as visitas são menos frequentes, mas ainda sim existentes.
Viu o que é o aparelho de contenção e quando ele deve ser usado? Então, siga as orientações do seu dentista e assegure dentes bonitos, saudáveis e funcionais por toda a vida! Não se esqueça de que essa também é uma maneira de garantir mais autoestima e qualidade de vida.
Se você curtiu a publicação, assine nossa newsletter e fique por dentro de muitos outros assuntos interessantes como esse. Até mais!