São Paulo - Capital
(11) 3181-9060
Demais Localidades 0800 444 0800

4 benefícios do dentista da família que você não pode perder

Mantenha sua saúde e sorriso em dia de maneira ainda mais simples e prática.

Header

Quando precisamos de assistência médica, nada é mais confortante do que contar com o auxílio de um profissional de confiança e que atende com prontidão às nossas demandas, concorda? Pois o mesmo vale para o dentista da família!

Por estar com você e os seus filhos a mais tempo, é ele quem saberá, mais do que ninguém, qual é a melhor forma de lidar com a saúde bucal de cada um. Quer entender melhor sobre o que estamos falando? É só continuar conosco na leitura deste post!

Quais são os benefícios de contar com um dentista da família?

Manter o acompanhamento odontológico com um mesmo dentista em todas as etapas do crescimento e desenvolvimento dos filhos traz mesmo várias vantagens. Vejamos, a seguir, as principais delas!

1. Confiança

Ir a uma consulta odontológica nem sempre é algo encarado com facilidade por todos, especialmente os pequenos. O medo do desconhecido realmente assusta — ainda mais quando estamos falando de situações que envolvem ferramentas como agulhas e os famosos “motorzinhos” de dentista.

No entanto, quando se tem um dentista da família, que acompanhará os seus filhos desde o início, esse medo é facilmente resolvido. O profissional saberá estabelecer uma relação de confiança com vocês, mostrando que a consulta odontológica não precisa ser um momento de dor.

Além disso, saberá conduzir cada visita ao consultório com leveza e cuidado, explicando aos pequenos para que servem as ferramentas (deixando que eles as observem e até que manuseiem algumas delas, sob sua supervisão), quais procedimentos serão feitos naquela consulta, dentre outras coisas. Isso ajuda a construção de um laço de confiança — e nós dificilmente sentimos medo daquilo em que confiamos, não é?

2. Prevenção

A prevenção é muito importante na odontologia, e o dentista da família sabe disso. Ao cuidar da saúde bucal de todos, ele já saberá dos hábitos e particularidades de cada um, podendo detectar com mais precisão as situações que podem implicar casos mais graves.

Mesmo quando se adota hábitos corretos de higiene bucal, tomando todas as precauções, alguns tipos de dentes e gengivas ainda são mais vulneráveis que outros quanto ao surgimento de cáries ou infecções. Mas, quando está ciente desses casos, o profissional é capaz de agir com mais eficácia frente a um diagnóstico.

Com o histórico dos pacientes em mãos, ele consegue utilizar informações e dados de consultas feitas há mais tempo para uma análise aprofundada de certas situações, detectando doenças ou infecções logo de início, por exemplo. Acredite: esse monitoramento mais “personalizado” faz toda a diferença!

3. Incentivo

Cuidar da saúde bucal de forma correta é algo que deve ser incentivado desde cedo. Quando se conta com o auxílio de um dentista da família, isso acontece de forma natural e eficaz.

Ao atender as crianças, ele ensinará a elas quais são as melhores técnicas para escovar seus dentes, língua e gengivas — como passar o fio dental, em qual frequência essas atividades devem ser feitas e outras informações importantes.

Sabendo que serão bastante elogiados por cuidarem bem dos dentes na próxima consulta, os pequenos se sentirão motivados a reproduzir tudo o que aprenderam em casa, e até incentivarão uns aos outros a adotar boas práticas de higiene bucal. Ou seja, é um benefício que afeta toda a família.

4. Atendimento rápido

Uma coisa é fato: o dentista da família sempre terá espaço na agenda para você e os seus filhos. Assim, eliminam-se as dificuldades e dores de cabeça para encontrar um atendimento mais rápido, sobretudo durante emergências.

Além disso, nos casos em que ele próprio não esteja disponível para realizar o atendimento (seja por não estar na cidade, seja por qualquer outro motivo), ele poderá indicar um profissional de confiança para acolhê-los, já que conhece as necessidades da sua família. Sem dúvida, um bônus e tanto!

Como escolher um bom dentista da família?

Agora que já vimos a importância de manter o tratamento com um mesmo profissional, vale a pena conferir umas dicas para escolhê-lo, não é? Confira!

Avalie o profissional

Por mais que existam diversos profissionais capacitados no mercado, precisamos daqueles com os quais sentimos mais confiança. Sendo assim, para escolher um bom dentista da família, é preciso avaliar a sua atuação e entender se ele é a pessoa mais adequada para cuidar da saúde bucal de todos.

Veja como é a sua postura com as crianças, se ele responde às dúvidas e questionamentos com atenção e boa vontade, se tem afinidade com a família… Enfim, tudo aqui que lhe garanta conforto e segurança. Você saberá quando encontrar “o dentista!

Observe o consultório

Assim como a atuação do profissional, o consultório em que ele faz os atendimentos merece a sua observação. Veja se o local conta com uma estrutura preservada e, acima de tudo, higiênica.

Outro aspecto importante é a localização da clínica. Por razões óbvias, é interessante que ele atue em localidades próximas à sua residência ou trabalho, por exemplo. Aliás, quando se tem um plano odontológico (como veremos a seguir) fica mais fácil filtrar a busca nesse sentido.

Por que adquirir um plano dentário é a melhor opção?

Quando o assunto é saúde bucal, nada é mais eficaz do que a prevenção. Indo ao dentista da família com a frequência recomendada — lembre-se de que ele, por já conhecer bem os hábitos de cada um, saberá indicar o melhor espaçamento entre as consultas — dificilmente será preciso tratar de problemas mais complexos.

Isso fica mais fácil e econômico quando se conta com um plano dentário que atenda toda a família, já que, assim, não haverá comprometimentos no orçamento nem surpresas que pesem no bolso ao final do mês.

Além disso, só o fato de você saber que está amparado em casos de emergência (afinal, elas acontecem) já traz um alívio e tanto, não é mesmo? Pois a boa notícia é que existem hoje diversas opções de planos odontológicos disponíveis no mercado!

Para encontrar aquele que mais atende às necessidades e aos objetivos da sua família, o mais importante é pesquisar bastante antes de assinar qualquer contrato para chegar ao melhor custo-benefício. Busque empresas como a Sorriden, que oferece soluções que cabem no seu bolso, além de uma rede de cobertura ampla, procedimentos diversificados, clínicas equipadas com tecnologia de ponta e operadas por profissionais especializados!

Enfim, esses foram os principais motivos para encontrar um dentista da família. Como vimos, a criação de um relacionamento duradouro com esse profissional é muito importante para a manutenção da saúde bucal dos seus filhos — e, com consultas frequentes, é bem mais fácil agir preventivamente quanto a problemas capazes de acarretar casos mais graves.

Agora, se você gostou das nossas dicas, entre em contato com a equipe da Sorriden e conheça as melhores soluções de planos para a sua família!