São Paulo - Capital
(11) 3181-9060
Demais Localidades 0800 444 0800

O que fazer em casos de emergência odontológica? Descubra aqui!

Mantenha sua saúde e sorriso em dia de maneira ainda mais simples e prática.

Header

Ela acontece quando você menos imagina, surgindo de surpresa em momentos nos quais o orçamento não pode ser comprometido. Já sabe do que estamos falando? Infelizmente, todos estão sujeitos a uma emergência odontológica, afinal, a saúde bucal, assim como a do corpo, pode ser acometida por doenças e inflamações. 

O mais importante de tudo é saber como agir perante uma situação desse tipo — e ter um plano odontológico é, definitivamente, a solução mais indicada. Isso porque, mesmo que você não precise de um agora, em situações de imprevistos, ele será o seu melhor aliado. Vamos entender melhor? 

A importância de um plano odontológico

Dores intensas nos dentes ou na gengiva, cortes e traumas na boca, deslocamento acidental de coroas, abcessos, fraturas e perda dentária. Essas são apenas algumas situações de emergência odontológica que, se não avaliadas e tratadas o quanto antes, causam problemas ainda maiores. 

Remédios como analgésicos e anti-inflamatórios podem até ser suficientes para mascarar a sensação de incômodo, mas somente um dentista saberá diagnosticar e tratar o problema, devolvendo ao paciente a capacidade de falar, sorrir e, até mesmo, mastigar e ingerir alimentos. É preciso tratar a origem da dor, impedindo que ela volte. 

Além disso, é difícil prever quando cada uma dessas emergências acontecerá e, o pior de tudo é que, eles podem surgir antes de ocasiões importantes nas quais você precisa comparecer. Por esses e outros motivos, assim como é importante ter um convênio de saúde, é igualmente necessário contar com um bom plano odontológico

Prevenção

O ditado “prevenir é melhor do que remediar”, aqui, faz todo o sentido. Quando se assina um plano odontológico, é possível ter acesso a uma gama especializada de profissionais, permitindo consultas frequentes. Dessa forma, o dentista consegue verificar a tempo situações que resultariam em emergências caso não tratadas. 

Na verdade, a maior parte dos problemas de saúde bucal é decorrente da falta de uma higienização correta, aliada à ausência da prevenção ao longo da vida. Muitas vezes, condições graves como as que já listamos podem ser evitadas quando se adota a prática de consultar um dentista com frequência. 

Procurar um profissional apenas quando surgirem dores ou alguma urgência é um problema que pesa bastante no orçamento familiar, uma vez que alguns procedimentos realmente apresentam preços muito elevados. Faça as contas: quanto seria gasto com uma intervenção a parte e com que frequência você a realiza? Agora, observe o valor do plano e veja que é possível, sim, economizar!

Como avaliar qual é o melhor plano para emergência odontológica

Agora que você já entendeu a importância de um plano de saúde odontológico, provavelmente está em dúvida sobre como escolher o mais vantajoso, não é mesmo? Afinal, existem várias soluções disponíveis no mercado, mas como cada caso é um caso, é preciso escolher a ideal para você e sua família. 

Assim como acontece com os convênios de saúde, existem planos com diferentes características e tipos de cobertura. Os mais simples costumam cobrir apenas procedimentos como aplicação de flúor, limpeza e atendimentos de emergência. Em suma, são boas opções para aqueles que não precisarão passar por tratamentos contínuos que envolvem processos diversos. 

Por outro lado, há também os que oferecem uma cobertura mais completa — possibilitando que as consultas com o dentista sejam realizadas com a frequência recomendada. Esses costumam ser os mais indicados. Acredite: ter um especialista à disposição para acompanhar a sua saúde bucal, até mesmo em situações de emergência, faz toda a diferença. 

Carência

Outro aspecto relevante a ser considerado quando se escolhe um plano odontológico é a carência — período (que pode ser de dias ou meses) em que é necessário esperar para utilizar os serviços da solução. Alguns planos têm esse tipo de exigência: ou seja, o beneficiário paga as mensalidades, mas deve aguardar o prazo predeterminado para poder usufruí-lo. 

No entanto, não pense que todos são assim. Existem operadoras que garantem acesso aos serviços inclusos sem precisar esperar. Esse é o caso dos planos ofertados pela Sorriden, como falaremos mais adiante. 

Registro na ANS

Outro aspecto que você precisa checar antes de assinar qualquer plano é o registro da operadora perante a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Somente com ele, a prestadora de serviços tem o devido aval para funcionar de forma regular. Para não colocar em risco a sua saúde e a dos seus familiares, por mais que determinado plano possa ser barato, confira esse aspecto. É fácil, rápido e pode ser feito via internet. 

Serviços 

Por fim, para ter a certeza de que contará com o suporte que deseja, verifique os serviços cobertos pelo plano odontológico. De forma geral, estão assegurados os procedimentos de restauração, manutenção, limpeza, canal, checkup, entre outros. Contudo, isso pode variar. 

É também interessante procurar saber sobre os serviços extras que não costumam entrar nos planos, mas podem ser liberados com o pagamento de valores mais em conta, como procedimentos de fins estéticos e instalação de aparelhos.

Os diferenciais da Sorriden

A Sorriden é uma operadora de planos odontológicos que conta com mais de 200 clínicas credenciadas espalhadas por todo o Brasil — equipadas com tecnologia de ponta e operadas por profissionais qualificados. Com ela, você encontra o plano que mais se alinha às suas necessidades:

Entre os seus diferenciais está a ausência de carência: em apenas 24 horas, todos os serviços inclusos no plano escolhido já estão liberados para uso. Mas, no caso de emergência odontológica também é preciso esperar esse período de um dia? Não! Nessas situações, os procedimentos já se encontram liberados a partir da contratação, podendo ser agendados online. 

Ou seja, com a Sorriden, você tem garantia de atendimentos de qualidade feitos por profissionais amplamente especializados sem burocracia. Basta acessar a plataforma e marcar a sua consulta de onde e quando quiser. 

Uma emergência odontológica pode acontecer quando se menos espera. Nesses casos em que as dores são intensas e os incômodos, consequentemente, afetam as tarefas do dia a dia, contar com a assistência necessária sem nenhum contratempo é essencial. Por isso, o plano dentário entra como um grande aliado em dois importantes aspectos: tratamento e prevenção — amparo quando você mais precisa e auxílio para evitar que essas situações ocorram com você ou com seus entes queridos.

Quer cuidar do sorriso familiar? Entre em contato agora mesmo com a Sorriden e escolha o seu plano ideal. Temos uma equipe especializada pronta para conversar com você!