Faça seu cartão de crédito Sorriden!

Para manter a saúde bucal em dia, é preciso realizar uma limpeza oral após as refeições. Nessa hora, entra em cena a função de utensílios odontológicos, como a fita e o fio dental. Ambos conseguem remover a placa bacteriana e restos alimentícios na dentição, contribuindo para uma vida saudável e um sorriso harmônico em adultos e crianças.

Neste post, você entenderá em que aspectos os dois materiais se diferenciam e descobrirá para quais situações cada método é indicado. Por fim,vamos te ensinar a usar o fio e a fita dentais de forma adequada, sempre após as refeições, para impedir o acúmulo de micro-organismos na boca.

Ficou curioso com o tema, não é? Então, comece a leitura agora mesmo e tire as suas dúvidas!

Em que aspectos o fio e a fita dentais se diferenciam?

O fio e a fita dentais são objetos que ajudam a higienizar a boca, rotineiramente, após as refeições. Contudo, quais aspectos e características diferenciam os dois materiais? Na verdade, a distinção do fio e da fita dentais tem relação com o tamanho e o formato de cada utensílio odontológico, ou seja, não é uma diferença puramente estética dos produtos.

O fio dental, geralmente, é mais estreito, sendo composto por vários filamentos. Já a fita dental é larga e achatada, sendo formada apenas por um filamento.

Para quais situações cada material é indicado?

Até aqui, você entendeu o que são e como os utensílios odontológicos funcionam. Porém, a dúvida que fica é para que situações esses materiais são indicados. Respondendo à questão, basta voltar às características dos produtos.

O fio dental, por ser formado por vários filamentos, ajuda a higienizar dentes juntos ou apinhados (problema ortodôntico). Por outro lado, o filamento único da fita dental auxilia a limpar restos de alimentos entre os dentes mais separados, inclusive em casos de diastema, com grande espaço na dentição do paciente.

De todo modo, é importante escolher um profissional dentista para identificar a melhor opção de material odontológico higienizante, de acordo com as necessidades da sua dentição.

Como passar o fio ou a fita dentais corretamente?

Com a indicação do cirurgião-dentista para o fio ou a fita dentais específicos para a sua dentição, é preciso aprender como utilizar esses materiais de forma adequada. Nesse sentido, deve-se começar o processo retirando cerca de 40 cm do filamento, enrolando-o nos dedos indicadores e deixando a maior quantidade na mão direita.

Em seguida, você deve colocar uma parte do fio ou da fita entre os dentes, fazendo um movimento até a linha da gengiva, de cima para baixo e do lado esquerdo ao direito. Por fim, é importante que se puxe um novo pedaço do material a cada dente a ser limpo, levando o filamento usado à mão esquerda.

Neste post, você entendeu quais são as características e como a fita dental e o fio dental se diferenciam. Para saber qual é o material mais adequado para a sua dentição (sejam os dentes mais separados, sejam os dentes mais apinhados ou encavalados), consulte um dentista de confiança, pois o profissional pode identificar problemas ortodônticos e indicar um utensílio adequado para ajudar na limpeza oral.

Agora, o que está esperando para tratar a sua saúde bucal? Não perca mais tempo: entre já em contato conosco e agende uma avaliação com os melhores dentistas da região. Envie uma mensagem para o nosso WhatsApp ou ligue para os números (11) 3181-9060 (em São Paulo) ou 0800-444-0800 (em outros locais)!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa