Faça seu cartão de crédito Sorriden!

Hoje em dia, quem não quer ter um sorriso harmônico para sair bem nas fotos das redes sociais? A resposta parece meio óbvia, mas o que nem todas as pessoas sabem é que manter a dentição saudável exige uma rotina de cuidados. Pensando nisso, este post explica quando fazer limpeza nos dentes, procedimento que ajuda a remover impurezas da boca.

Além disso, o texto mostra por que é importante cuidar da higiene bucal e qual é o motivo de frequentar o consultório do dentista periodicamente. Tem curiosidade sobre o tema, não é? Então, continue a leitura e tire as suas dúvidas!

Por que se preocupar com a higiene bucal?

A boca é responsável por inúmeras funções do corpo humano, desde a comunicação até a respiração, passando pela mastigação. Por isso, os pacientes devem realizar a higiene bucal todos os dias, escovando e usando fio dental para evitar o acúmulo de restos de alimento e a possibilidade de cárie na dentição.

Por que é importante fazer a limpeza dos dentes no consultório odontológico?

Apesar de a escovação e de o uso diário de fio dental ajudarem a manter a boca saudável, é comum que os pacientes desenvolvam tártaro (cálculo oral), formado pelo enrijecimento de placa bacteriana na superfície dos dentes e da gengiva.

Dessa forma, a limpeza dos dentes realizada pelo profissional no consultório remove esse tipo de impureza da boca e previne disfunções, como a cárie (danificação da parte interna do dente) e a periodontite (inflamação severa nos tecidos gengivais).

Como é feita a limpeza dos dentes pelo dentista?

O procedimento começa com a raspagem da placa bacteriana e do tártaro acumulado entre o dente e a gengiva. Em seguida, o dentista faz o alisamento e o polimento da dentição, com instrumentos específicos, como escova, borracha de polimento, jato de bicarbonato e aparelho de ultrassom.

Qual deve ser a periodicidade da realização da limpeza?

A visita ao dentista deve ser feita semestral ou anualmente, devendo ser acompanhada pelo exame clínico e pela limpeza dos dentes. Mas, apesar de essa ser uma média, a necessidade de profilaxia no sorriso depende do quadro apresentado, motivo pelo qual o acompanhamento profissional do paciente é tão importante.

Por que frequentar o dentista sempre ajuda a ter um sorriso harmônico?

O cirurgião-dentista é o profissional capacitado para examinar, diagnosticar e tratar disfunções na boca. Mas você não deve deixar para ir à clínica apenas em caso de emergência e urgência odontológica. O ideal é visitar o especialista sempre que possível, para não sofrer com problemas dentais e manter o seu sorriso harmônico.

Neste post, você descobriu quando fazer limpeza nos dentes, procedimento que ajuda a prevenir doenças bucais e remove o tártaro da dentição. Por isso, é importante visitar o consultório do dentista semestral ou anualmente, além de manter uma rotina de cuidados em casa, com escovação e uso de fio dental após as refeições.

O artigo foi realmente útil para você? Se sim, continue se informando sobre saúde bucal. Aprenda, agora, por que os procedimentos odontológicos preventivos são importantes para deixar o sorriso harmônico!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa