Faça seu cartão de crédito Sorriden!

dor de dente pode ser causada por diversos fatores, como cáries, dentes quebrados, erupção do siso e muitos outros. Para realizar o tratamento adequado, o ideal é ir ao dentista o mais rápido possível. No entanto, sabemos que nem sempre se consegue fazer isso imediatamente. Como, então, aliviar o incômodo na dentição? É o que você aprenderá no texto de hoje.

Neste artigo, você ficará por dentro de 6 dicas infalíveis para aliviar o incômodo no dente (independentemente da causa que levou ao problema), desde bochechos com água salgada e chá de macela até a escovação, a mastigação de alimentos gelados e a aplicação de compressa de gelo e de substância oleosa à base de cravo-da-índia. Interessante, não é mesmo?

Além disso, entenda, a seguir, por que é importante se consultar com o dentista periodicamente para evitar problemas bucais e como a profilaxia, a raspagem e a restauração podem ser procedimentos preventivos para a dor de dente. Comece a leitura já e tire todas as dúvidas sobre o assunto!

Por que ir regularmente ao dentista mantém a saúde bucal?

A boca é um dos principais órgãos do corpo, uma vez que é responsável por várias funções, como a mastigação, a fonação e a respiração. No entanto, nem sempre as pessoas cuidam da saúde bucal, o que pode levar a sérios problemas no organismo.

Por isso, a indicação é se consultar com um cirurgião-dentista semestral ou anualmente. No consultório, o profissional consegue avaliar o funcionamento e a estética orais e, caso diagnostique alguma disfunção, indicará o tratamento adequado.

Que procedimentos preventivos evitam a dor de dente?

Na clínica odontológica, o especialista faz procedimentos que evitam a dor de dente. Para quem se pergunta sobre os mecanismos que ajudam a manter a saúde oral, a resposta está associada, por exemplo, à limpeza bucal, à raspagem e às restaurações. Mas você sabe quais são as diferenças e os benefícios desses métodos?

Profilaxia

A profilaxia é um dos primeiros procedimentos pelos quais você deve passar na clínica, com uma limpeza profunda de restos de alimentos e placas bacterianas entre os dentes. Após o método, você deve continuar em casa com a higiene oral, escovando a dentição após se alimentar e usando fio dental para remover impurezas do sorriso.

Raspagem

Tratamento odontológico que remove o tártaro entre os dentes e a gengiva, a raspagem dental não evita apenas a dor de dente. A técnica também é uma indicação para combater doenças sérias, como a periodontal, que compromete os tecidos de sustentação dentária.

O método pode ser realizado em uma ou várias sessões, a depender do grau de tártaro nos dentes, e é feito com instrumentos odontológicos e ultrassom, com os quais se remove a placa bacteriana endurecida na região gengival e na superfície da dentição.

Restaurações

Se você está com cárie ou fratura no dente, pode fazer uma restauração para evitar maiores incômodos na dentição. Inicialmente, o dentista remove a parte comprometida do dente e, depois, a região é novamente preenchida com material específico, o qual, a depender da estrutura perdida, tende a ser resina.

Que dicas seguir para aliviar a dor de dente?

O ideal é se consultar com o dentista e fazer a profilaxia rotineiramente para evitar problemas bucais. No entanto, se você já estiver sentindo dor de dente e não puder ir com urgência ao consultório, que medidas ajudam a amenizar o incômodo?

1. Faça bochechos com água e sal

Fazer bochechos de água com sal é uma das maneiras de aliviar esse tipo de dor caso seja decorrente de abcessos. Isso porque a água com sal consegue aliviar dor de dente, pois tem propriedades que combatem os micro-organismos que podem causar as dores. Com isso, ela consegue ajudar na limpeza, drenar o local e, consequentemente, diminuir a dor.

Para o preparo, dilua uma colher de chá de sal em um copo de água. Bocheche por 30 segundos e repita o processo a cada uma hora.

2. Coloque gelo

O gelo é outra opção para quem deseja aliviar a dor de um dente inflamado e o inchaço pós cirúrgico. Ele pode ser utilizado de duas formas. Você tem a opção de usar uma compressa gelada próxima ao local da dor ou, ainda, de chupar uma pedra de gelo.

Caso opte pela bolsa de gelo, é preciso ter cuidado no momento da aplicação, pois ela pode queimar a pele. Se necessário, use um pano para cobri-la. Para obter o efeito desejado, deixe-a no local por 15 minutos, 3 vezes ao dia.

3. Coma alimentos gelados e moles

Não adianta saber o que fazer para aliviar a dor de dente, se você vai piorá-la ao se alimentar. O ideal nesse período é optar por alimentos frios, como vitaminas de frutas, iogurtes naturais, sorvetes e gelatinas. Deixe de lado alimentos que sejam mais difíceis de mastigar, pois eles podem piorar a dor.

4. Aplique óleo de cravo-da-índia

Quando se trata do óleo de cravo-da-índia, o que alivia dor de dente é a sua ação anti-inflamatória, analgésica e antisséptica. Usá-lo é bem simples: basta aplicar duas gotas diretamente no dente dolorido ou usar um pedaço de algodão ou haste flexível.

5. Faça bochechos com chá de macela e própolis

O própolis é bem conhecido por ter ação cicatrizante e antibacteriana. Quando se trata de dor de dente, a forma de aliviar não é diferente. Ele deve ser adicionado ao chá de macela, um poderoso calmante e anti-inflamatório, que limpa o local e ajuda a reduzir a dor.

Para misturá-los, acrescente cinco gotas de própolis a cada xícara de chá de macela. Use a mistura duas vezes ao dia.

6. Escove bem o local da dor

Outra causa frequente da dor de dente é o acúmulo de alimentos entre os dentes. Eles costumam se juntar gradativamente, quando não há uma boa higiene bucal. Com o passar do tempo, provocam a inflamação e a infecção da região, causando essas dores.

Por isso, ao sentir dor de dente, identifique de onde ela está vindo e escove bem a região, sempre usando cerdas macias e sem colocar força, para não ferir a gengiva e piorar ainda mais a lesão. Use também o fio dental, pois ele chega a áreas as quais as cerdas das escovas não conseguem alcançar.

Agora que você já sabe o que fazer para aliviar a dor de dente, basta colocar as dicas em prática. Mas não esqueça: vá ao dentista assim que possível. Quanto mais você demorar para procurar um especialista, mais o problema se agravará.

Além disso, somente um dentista consegue resolver a dor de dente de forma definitiva, por meio de exames para detectar a fonte do problema e a intervenção necessária.

O ideal é sempre prevenir as dores, principalmente porque são bastante incômodas. Sempre faça o acompanhamento com um dentista, para que ele possa identificar os problemas ainda no início, antes das dores.

Escove os dentes, use fio dental e tenha uma alimentação equilibrada. Tudo isso é essencial quando se trata de ter uma boa saúde bucal e ajuda você a não precisar de soluções para aliviar a dor de dente.

Agora que você sabe por que se consultar com o dentista previne disfunções orais e conferiu dicas que ajudam a melhorar a dor de dente — a exemplo de fazer bochechos com água salgada, colocar compressa de gelo no local e escovar bem a região dolorida —, continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de informações sobre saúde bucal!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa