São Paulo - Capital
(11) 3181-9060
Demais Localidades 0800 444 0800

Como aliviar a dor de dente: conheça 6 dicas

Mantenha sua saúde e sorriso em dia de maneira ainda mais simples e prática.

Header

dor de dente pode ter diversas causas, como cárie, dentes quebrados ou inflamados, nascimento do siso e muitas outras. Para realizar o tratamento adequado, o ideal é ir ao dentista o mais rápido possível, mas nem sempre há como fazer isso imediatamente.

Como aliviar a dor de dente até a hora da consulta? É o que você aprenderá com as seis dicas que daremos hoje. Confira!

1. Faça bochechos com água e sal para aliviar a dor de dente 

Fazer bochechos de água com sal é uma das maneiras de aliviar esse tipo de dor. Isso porque a água com sal consegue aliviar dor de dente, pois tem propriedades que combatem os microrganismos que podem estar causando as dores. Com isso, ela consegue ajudar na limpeza, drenar o local e, consequentemente, diminuir a dor.

Para o preparo, dilua uma colher de chá de sal em um copo de água. Bocheche por 30 segundos e repita o processo a cada uma hora.

2. Coloque gelo

O gelo é outra opção para quem deseja a aliviar dor de dente inflamado e o inchaço. Ele pode ser utilizado de duas formas. Você tem a opção de usar uma bolsa de gelo próxima do local da dor ou chupar uma pedra de gelo.

Caso opte pela bolsa de gelo, é preciso ter cuidado no momento da aplicação, pois ele pode queimar a pele. Se necessário, use um pano para cobri-la. Para obter o efeito desejado, deixe-a no local por 15 minutos, 3 vezes ao dia.

3. Coma alimentos gelados e moles

Não adianta saber o que fazer para aliviar dor de dente, se você vai piorá-la ao se alimentar. O ideal nesse período é optar por alimentos frios, como vitaminas de frutas, iogurtes naturais, sorvetes e gelatinas. Deixe de lado alimentos que sejam mais difíceis de mastigar, pois eles podem piorar a dor.

4. Aplique óleo de cravo-da-índia

Quando se trata do óleo de cravo-da-índia, o que alivia dor de dente é a sua ação anti-inflamatória, analgésica e antisséptica. Usá-lo é bem simples, basta aplicar duas gotas diretamente no dente dolorido ou usar um pedaço de algodão ou cotonete.

5. Faça bochechos com chá de macela e própolis

O própolis é bem conhecido por ter ação cicatrizante e antibacteriana. Quando se trata de dor de dente como aliviar não é diferente. Ele deve ser adicionado ao chá de macela, um poderoso calmante e anti-inflamatório, que limpa o local e ajuda a reduzir a dor.

Para misturá-los, acrescente cinco gotas de própolis a cada xícara de chá de macela. Use a mistura duas vezes ao dia.

6. Escove bem o local da dor

Outra causa frequente da dor de dente são os alimentos acumulados entre os dentes. Eles costumam se juntar gradativamente, quando não há uma boa higiene bucal. Com o passar do tempo, provocam a inflamação e a infecção da região, causando essas dores.

Por isso, ao sentir dor de dente, identifique de onde ela está vindo e escove bem a região. Sempre usando cerdas macias e sem colocar força, para não ferir a gengiva e piorar ainda mais a lesão. Use também o fio dental, pois ele chega em áreas que as cerdas das escovas não conseguem alcançar.

Agora que você já saber o que fazer para aliviar dor de dente, basta colocá-las em prática. Mas não se esqueça: vá ao dentista assim que possível. Quanto mais demorar para procurar um especialista, mais o problema se agravará.

Além disso, somente um dentista consegue resolver a dor de dente de forma definitiva, por meio de exames para detectar a fonte do problema e a intervenção necessária. 

O ideal é sempre prevenir as dores, principalmente porque são bastante incômodas. Sempre faça o acompanhamento com um dentista, para que ele possa identificar os problemas ainda no início, antes das dores.

Escove os dentes, use fio dental e tenha uma alimentação equilibrada. Tudo isso é essencial quando se trata de ter uma boa saúde bucal e ajuda você a não precisar de soluções como aliviar a dor de dente.

Gostou das dicas? Então ajude outras pessoas a resolver esse problema, compartilhando este artigo nas redes sociais!