São Paulo - Capital
(11) 3181-9060
Demais Localidades 0800 444 0800

Confira aqui as principais causas que levam à perda dos dentes

Mantenha sua saúde e sorriso em dia de maneira ainda mais simples e prática.

Header

Muitas pessoas sofrem com a falta de dentes atualmente. A disfunção mexe com a mastigação, a fala e a estética do sorriso. Neste texto entenda por que o fenômeno deve ser tratado e quais são as principais causas que podem levar à perda dos dentes, incluindo doenças, como periodontite e diabetes, e até mesmo a má higienização bucal. Leia agora mesmo para tirar todas as dúvidas sobre o assunto!

Por que a perda dos dentes é preocupante?

Muitas vezes ligados à estética da boca, os dentes são responsáveis por várias funções no organismo, incluindo desde a mastigação até a fala. Quando uma pessoa chega ao consultório do dentista com perda dental, é preciso fazer o diagnóstico para saber o que está causando o problema e, principalmente, identificar a que tratamento recorrer.

É importante tratar a disfunção para que não haja um descontrole no corpo do paciente. Assim, é interessante conhecer as causas do problema para compreender como evitá-las!

Quais são os principais motivos da perda dos dentes?

Na infância as crianças esperam perder os dentes de leite. Contudo, em outras fases da vida a falta de dentição pode se relacionar a diversos motivos, desde o trauma externo de uma pancada até o avançar da periodontite. Se você está desconfortável com a saúde bucal, procure o dentista para verificar qual é o problema e conseguir tratá-lo!

Periodontite

A periodontite é uma infecção que prejudica a saúde da gengiva, que aliás é a responsável por barrar a ação de bactérias diretamente no osso maxilar.

Quando o paciente não faz limpeza diária e deixa restos de alimento na boca, a placa bacteriana se acumula na área. Com irritação e sangramento gengivais, o dente perde sustentação e pode cair.

Diabetes

Aparentemente você pode pensar que diabetes não afeta a saúde bucal, mas o excesso de glicose no corpo compromete sim a gengiva e os dentes. O alto nível de açúcar no sangue torna mais fácil o acúmulo de bactérias na dentição, provocando vermelhidão e inchaço na região gengival.

O quadro, que inicialmente pode ser diagnosticado como gengivite, se não tratado, pode ocasionar a perda dos dentes. Por isso, além de ter cuidado com a higiene da boca, é preciso tratar o diabetes para equilibrar a produção de glicose.

Má higienização bucal

Não manter o cuidado com a saúde bucal leva a sérios danos, como doenças no estômago e até no coração. Especificamente na boca, a falta de escovação e a baixa frequência às consultas odontológicas enfraquecem a gengiva e a expõe a área à ação das bactérias, causando infecção e depois perda dos dentes.

Neste conteúdo você aprendeu sobre a perda dental, uma disfunção que mexe com a harmonia do sorriso e do organismo, uma vez que os dentes desempenham diversas funções no corpo. De maneira geral, é preciso ter atenção com higiene bucal, periodontite e diabetes, que são algumas das principais causas do problema.

Agora que você sabe o que é, quais são as principais causas e por que se preocupar com a perda dos dentes, conheça 5 alimentos que prejudicam a sua saúde bucal!