Hoje em dia, conhecer dicas para dor de dente é uma maneira de amenizar os sintomas com mais facilidade, além de impedir que o problema se agrave e cause complicações mais sérias e doloridas. Entretanto, para que ocorra a prevenção e para que os incômodos sejam aliviados, é essencial manter a saúde bucal em dia, sempre buscando serviços de saúde e planos odontológicos que sejam acessíveis, mas com qualidade.

É importante mencionar que existem diferentes tipos de dores, incluindo dor aguda ao morder, sensibilidade momentânea, sensibilidade posterior à um tratamento dentário, dor duradoura, dor maçante, sensibilidade ao toque, pressão constante e gengiva inchada, por exemplo. Todas podem gerar sérias complicações e devem ser tratadas com atenção.

Se você tem interesse no assunto, continue com a leitura e conheça 3 dicas para evitar a dor de dente. Acompanhe!

1. Tenha uma dieta saudável

Possivelmente você já deve ter ouvido falar que existem alimentos prejudiciais à saúde bucal, certo? Refrigerantes, balas e demais alimentos que contêm grandes quantidades de açúcar, por exemplo, têm propriedades de abrasão que acabam desgastando o esmalte dentário e ainda contribuem com a proliferação de bactérias causadoras de cáries e infecções.

Por esse motivo, o ideal é ter uma dieta saudável e consumir alimentos que contribuam com a saúde dos dentes. Essa é uma maneira de oferecer ao organismo os alimentos necessários para mantê-lo saudável e imune à doenças.

Além disso, existem alimentos que ajudam a manter a higiene e a nutrição bucal. Leite e derivados, por exemplo, são ricos em proteínas, cálcio e fósforo. Eles ajudam no crescimento dos dentes, fortalecem o esmalte dentário e reduzem o risco de aparecimento de cáries.

Enquanto isso, cenoura, maçã e pepino, por exemplo, exigem uma mastigação mais demorada. Como consequência, ocorre uma maior produção de saliva que protege os dentes e assegura uma limpeza natural.

2. Realize higienizações adequadas

Manter a região bucal higienizada é essencial para garantir a saúde dos dentes e evitar o desenvolvimento de dores. Por isso, lembre-se sempre de escovar os dentes após as refeições, incluindo as regiões voltadas para a bochecha, a superfície de mastigação e a superfície interna. Escovar a língua também é importante para impedir a proliferação de micro-organismos.

Em seguida, passe o fio dental. Ele é responsável por remover restinhos de sujeiras nos locais em que a escova não alcançou. Isso evita o aparecimento de tártaro e bolsas periodontais. Consequentemente, previne doenças periodontais e as dores.

Se o seu dentista te recomendar, também é válido apostar em enxaguantes bucais. Eles oferecem ação antibactericida e ajudam a evitar o acúmulo de bactérias na língua, na gengiva e nos dentes.

3. Tenha um estilo de vida saudável

Por fim, é imprescindível ter um estilo de vida saudável para ter qualidade de vida. Para isso, pratique atividades físicas regularmente, hidrate-se com frequência (para evitar que a boca fique seca e que o ambiente esteja apto para a proliferação de bactérias) e evite hábitos prejudiciais à saúde dos dentes, como roer unhas, fumar cigarros e consumir bebidas alcoólicas.

Eles facilitam a proliferação de placas bacterianas e removem a proteção natural dos dentes, tornando a região favorável ao aparecimento de doenças.

Outro detalhe elementar é visitar um dentista regularmente. No consultório odontológico ocorre a preservação da saúde bucal por meio de procedimentos básicos de higiene, de identificação de possíveis problemas e de tratamentos necessários. Além disso, o profissional oferece orientações adequadas de como cuidar dos dentes em casa e mantê-los sempre saudáveis.

Viu como as dicas para dor de dente podem evitar os incômodos e assegurar mais bem-estar e saúde? Não se esqueça de que a identificação de problemas bucais ocorre por meio de exames em consultórios odontológicos, assim como os procedimentos necessários para tratá-los e garantir a saúde dos dentes.

Conhece outra dica infalível de como evitar a dor de dente? Deixe seu comentário e participe do debate!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa