Faça seu cartão de crédito Sorriden!

Muitos pacientes procuram o dentista para diagnosticar e tratar incômodos bucais. No entanto, desconhecem o que é e quais são as principais causas do mau hálito.

Neste texto vamos explicar como doenças gastrointestinais, alimentar-se inadequadamente e estar estressado podem contribuir com esse problema. Continue a leitura para conferir!

O que é halitose?

A halitose, mais conhecida como mau hálito, é uma disfunção na boca que produz um odor desagradável, geralmente associado à proliferação de bactérias entre os dentes e a gengiva.

Para saber se você está com o problema é preciso agendar uma consulta com o dentista. O profissional examinará a área, considerando, inclusive, o seu histórico de problemas bucais, pois o próprio paciente pode não sentir a alteração de odor.

Para resolver o problema, há vários tipos de tratamento, desde a dieta controlada até a regulação das glândulas salivares.

Quais são as principais causas do mau hálito?

Não há dúvidas de que o mau hálito provoca incômodos à pessoa. Mas você sabe como ele é gerado? Especialistas relacionam a halitose a várias causas, como o estresse, alimentação desregulada, respiração bucal e disfunção gastrointestinal. Entenda melhor a seguir.

1. Respiração pela boca

A entrada excessiva de ar deixa a região mais seca, fazendo o organismo produzir mais saliva. Porém, o excesso de glândulas salivares pode alterar o cheiro da boca. Por isso é importante beber bastante água para diminuir a sensação de secura na mucosa.

2. Estresse

A tensão do dia a dia também pode acarretar o mau hálito. O estresse com a rotina, a ansiedade e o excesso de trabalho interferem na produção das glândulas salivares, levando à halitose.

3. Alimentação inadequada

A terceira grande causa da halitose está relacionada à alimentação. Ao comer, os restos de comida ficam entre os dentes, principalmente quando não se higieniza o local corretamente. O odor pode ser efeito tanto da proliferação de bactérias (com dieta rica em proteínas que fermentam na digestão) quanto do consumo de alguns alimentos, como cebola, alho e álcool.

4. Doenças gastrointestinais

Doenças gastrointestinais alteram o funcionamento do corpo e, muitas vezes, liberam substâncias químicas que agem na digestão. O problema é que essa disfunção chega à boca, onde começa o sistema digestivo. Além disso, o mau hálito também pode ser uma reação de problemas mais sérios, como a diabetes.

Por que procurar um dentista?

Para manter a saúde bucal em dia, você deve higienizar a boca diariamente. Ao mesmo tempo, o dentista é o profissional que consegue diagnosticar os problemas bucais e indicar o melhor tratamento.

Assim, com a observação clínica, você consegue diminuir a proliferação de bactérias e controlar o problema.

Neste conteúdo você descobriu que o odor na boca pode ser provocado por vários motivos. Apesar de os especialistas afirmarem a existência de dezenas de causas para o mau hálito, as principais queixas que chegam ao consultório são ligadas à má alimentação, doenças gástricas, respiração pela boca e estresse.

Agora que você conhece o que é e quais são as principais causas do mau hálito, siga-nos no Facebook para saber tudo sobre saúde bucal!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa