Faça seu cartão de crédito Sorriden!

Qualquer bom hábito, quando mais cedo apreendido, mais benefícios traz para a vida da pessoa, principalmente porque a chance de se tornar permanente é muito maior! Com a saúde bucal das crianças, não é diferente: a preocupação deve vir bem cedo, antes mesmo do aparecimento dos primeiros dentinhos!

Quando somos pequenos, pais ou cuidadores são nossos principais exemplos, incluindo a questão com cuidados de higiene com o corpo. Dessa forma, hábitos como higienizar a gengiva dos bebês e evitar alimentos açucarados são importantes, a fim de evitar problemas como as cáries, cujo surgimento pode ocorrer ainda na fase da amamentação.

Por isso, a escovação correta, atenção ao que se come e visitas regulares ao dentista são costumes que precisam fazer parte da rotina dos pequenos desde sempre. Continue a leitura e veja como introduzir bons hábitos para garantir uma saúde bucal adequada já na tenra idade!

Entenda a importância da saúde bucal das crianças

Embora seja um desafio para os pais, principalmente quando os filhos crescem e decidem impor sua opinião, cultivar uma rotina saudável de higiene evita problemas maiores no futuro para toda a família.

Para incorporar no seu filho bons hábitos de higiene bucal, busque ensinar com paciência, dando exemplo e, principalmente, explicando o motivo de uma escovação correta, por exemplo.

Já com as crianças menores, abuse da criatividade e de objetos lúdicos para fazer do momento dos cuidados com os dentes uma hora de prazer, divertimento e aproximação entre vocês.

Utilize um banquinho para a criança observar-se no espelho ao fazer os movimentos de escovação. Esse hábito também evitará acidentes, além de desconforto e choro devido ao pequeno não alcançar a pia adequadamente.

Outra ideia são os aplicativos atuais para celular, que tocam músicas e ensinam de forma bem criativa sobre a escovação. A maioria conta, ainda, com personagens de desenhos famosos mostrando o passo a passo da higiene bucal, tornando esse momento muito mais leve e divertido para as crianças.

Veja, a seguir, outras dicas para auxiliar a saúde bucal infantil.

Hábito de escovação começa com surgimento dos dentes

Ao surgirem os primeiros dentes, é hora de iniciar a escovação, que passa por fases até que a criança domine o hábito corretamente. Antes mesmo de os primeiros dentinhos aparecerem, os dentistas recomendam que a higienização seja feita com gaze ou dedeiras de silicone, ambas sem pasta.

Mesmo sem uma escovação, de fato, pode-se, já nessa época, deixar a criança “brincar” com a escova, para ir se familiarizando com o objeto.

Por volta dos dois anos, os cuidados devem incluir escova de cerdas macias e fio dental, sempre com auxílio de adulto. Quando a coordenação motora ficar mais desenvolvida, será o momento de deixar a criança utilizar o fio dental sozinha. Até lá, é recomendado que os pais se encarreguem dessa tarefa, a fim de evitar uma higiene mal feita.

Utilize produtos adequados para a idade

Principalmente para os menores, a utilização de produtos bucais infantis tornará o processo de higienização mais agradável e menos doloroso. Além de estampas coloridas, que se tornam, naturalmente, mais atrativas para as crianças, as pastas de dente adequadas ao público infantil costumam ter um gosto mais suave e doce, o que ajuda na aceitação da escovação.

Por isso, procure comprar itens recomendados para cada fase, cuja indicação costuma estar no rótulo. Também siga a recomendação do dentista acerca da quantidade de pasta a ser usada em cada idade, principalmente se a criança ainda não sabe eliminar excessos com o bochecho.

Resíduos noturnos devem ser removidos

Um erro frequente que pode causar cáries é não realizar a limpeza bucal em crianças que ainda mamam à noite. Seja pelo aleitamento materno ou devido ao uso de fórmulas, é fundamental realizar a higienização, pois os resíduos podem causar danos, principalmente cáries e tártaros.

Crianças precisam de visita regular ao dentista

Assim como a visita regular ao pediatra é fundamental para manter a saúde em dia, a criança precisa ter o acompanhamento de um dentista. Dessa forma, será possível o profissional avaliar o desenvolvimento bucal em cada fase da criança e realizar procedimentos de prevenção e intervenções ao menor sinal de irregularidades nos pequenos.

Além disso, muitas pessoas têm o famoso “medo de dentista” por não terem sido incentivadas, desde pequenas, a enxergar a ida ao dentista como um hábito necessário e natural para a conservação da saúde bucal e manutenção da qualidade de vida em geral.

Contrate um plano odontológico

Manter uma rotina de cuidados básicos com a saúde deve ser uma prioridade na vida de qualquer família. Quando se tem um plano de saúde adequado, esse acompanhamento se torna muito mais fácil.

Por isso, é fundamental encontrar e manter um plano odontológico de qualidade, que ofereça vantagens e serviços necessários à sua realidade.

Na hora de escolher, pode bater a dúvida qual empresa é a ideal para atender às demandas da saúde dos pequenos. Escolha a que oferece equipamentos modernos e ampla cobertura de atendimento para a sua tranquilidade.

Também é importante que o preço seja acessível para que você não desista do serviço, além de facilidades como agendamento online e ausência de período de carência, em caso de emergências.

Crie uma rotina de cuidados com as crianças

A instrução de um profissional sobre os hábitos adequados para manter a saúde bucal das crianças é fundamental. Entretanto a participação dos pais ou cuidadores é ainda mais importante para que elas incorporem o passo a passo da limpeza mostrado nos consultórios. Afinal, é no dia a dia que a maior parte dos cuidados trará resultados benéficos e duradouros para os pequenos.

Nesse processo, o envolvimento, amor e o zelo dos responsáveis são itens primordiais que influenciam positivamente todo o processo de aprendizado, principalmente porque é na infância que mais estamos dispostos a assimilar e aprender coisas novas. Assim como é nessa fase que, mesmo inconscientemente, introduzimos práticas que levaremos por toda a vida.

Bons hábitos que iniciam na infância e são prolongados na fase adulta significam prevenção a muitas doenças nos dentes e gengiva. Escovar os dentes, no mínimo três vezes ao dia, utilizando creme dental com flúor e fio dental, é um costume que deve ser feito por adultos e crianças.

Da mesma forma que bons hábitos alimentares, com restrição a alimentos industrializados, açúcar e carboidratos, também garantem a manutenção de dentes saudáveis e bonitos por muito tempo.

Garantir a saúde bucal das crianças não é uma tarefa difícil quando a dinâmica de toda a família se baseia em bons hábitos de higiene e exemplo para os pequenos. Basta criar uma rotina leve e responsável para que o sorriso do seu filho se mantenha limpo e bonito por muito tempo!

Gostou do artigo? Quer saber mais dicas sobre saúde bucal e, principalmente, ter o auxílio de uma empresa que se preocupa com o seu sorriso? Entre em contato conosco!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa