Faça seu cartão de crédito Sorriden!

São vários os mitos e verdades de clareamento dental, e muitas informações fantasiosas sendo discutidas na internet. Esse tratamento é cada vez mais procurado pelas pessoas que querem eliminar o tom amarelado de seus dentes.

Para atender essa demanda crescente, o mercado oferece diversos tipos de produtos e tratamentos, tanto caseiros (creme dental, fita adesiva ou moldeira), quanto realizados por dentistas qualificados, como procedimentos a laser e ferramentas específicas para o branqueamento.

Pensando em tirar dúvidas e orientar você da melhor forma, reunimos os principais mitos e verdades sobre o clareamento dental. Confira!

1. O creme dental clareador é eficiente

Mito, pois ele tem uma composição muito baixa de peróxido, não sendo o bastante para clarear a dentição. O fato é que esse tipo de produto contém partículas esfoliantes que agem na superfície do esmalte, eliminando algumas manchas externas, o que dá uma aparência de dentes mais brancos.

2. Clareamento dental danifica os dentes

Mito. O dente pode ficar com sensibilidade elevada, mas não enfraquecido ou poroso. Isso acontece porque os poros ficam abertos para que o clarificador entre em contato com o pigmento dentário que bloqueia a passagem do laser. Além disso, o tratamento não corrói o esmalte e a sensibilidade é reduzida em poucos dias.

3. Clareamento em consultório é mais eficaz que o caseiro

Mito. O produto utilizado no consultório é mais concentrado, garantindo um efeito mais rápido. Mas, quando o tratamento é realizado em casa, a dentição fica mais tempo exposta ao gel branqueador, deixando-a mais clara por mais tempo. Portanto, o recomendado é combinar os dois procedimentos, fazendo as sessões tanto no consultório quanto em casa (por meio da moldeira). Vale lembrar que essa modalidade pode ser indicada somente pelo dentista.

4. Gestantes e adolescentes não podem realizar o tratamento de clareamento dentário

Verdade. O procedimento não pode ser feito em adolescentes menores de 16 anos, pois o esmalte fica mais permeável nessa idade, deixando a sensibilidade mais intensa. Além disso, como essa intervenção estética não é urgente, as gestantes e lactantes devem evitá-la por conta do produto clareador, que é composto por ácido.

5. Durante o clareamento não se deve consumir alimentos e bebidas com corantes

Verdade. Alguns alimentos e bebidas precisam ser excluídos da dieta durante o tratamento, pois comprometem o resultado final. O maior destaque vai para aqueles com coloração intensa, como beterraba, açaí, cenoura, chocolate, tomate e condimentos (especialmente os de macarrão instantâneo).

O costume de fumar e beber café, chá preto, refrigerante e vinho tinto, deve ser evitado. Isso também inclui o antisséptico bucal colorido.

Vale mencionar que a longevidade do branqueamento será diminuída se você consumir os produtos mencionados em excesso e com frequência.

6. O tratamento prejudica a estrutura do dente

Mito. Desde que os dentes estejam saudáveis, sem cáries ou infiltrações — esses problemas podem fazer com que o gel clareador fique próximo à polpa do dente, aumentando a sensibilidade — o clareamento não prejudicará a estrutura dentária. Por essa razão, é tão importante cuidar da saúde bucal antes de fazer o procedimento.

Esperamos que os mitos e verdades de clareamento dental mencionados acima tenham tirado suas dúvidas a respeito do tema. Para mais esclarecimentos, procure um dentista com especialidade em odontologia estética para explicar e indicar o melhor método de branqueamento para o seu sorriso.

Este conteúdo foi útil para você? Então aproveite a visita no blog e saiba um pouco mais sobre clareamento dental.

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa