Faça seu cartão de crédito Sorriden!

Na busca pelo sorriso perfeito, a cada dia vemos crescer a procura por procedimentos de estética dental. Além de garantir dentes impecáveis, eles aumentam a autoestima dos pacientes e oferecem melhora das funções dentárias, mantendo a saúde bucal em dia.

Um sorriso perfeito passa uma boa imagem e pode ajudar a se destacar no meio social e profissional. Esses tratamentos estéticos são muito diversificados e têm ganhado espaço nos consultórios odontológicos devido à maior procura.

No Brasil, encontramos muitos profissionais especializados na área que podem solucionar problemas que abalam a qualidade de vida dos indivíduos. Para saber mais sobre esse assunto e conhecer qual a indicação de cada tratamento, siga a leitura!

Quais os principais procedimentos de estética dental?

O dentista atual tem um olhar que vai além da saúde bucal do paciente. Ele está focado também na harmonização do rosto e na busca do sorriso perfeito, por isso a oferta de procedimentos estéticos também faz parte do seu trabalho. Veja, a seguir, os 7 tratamentos mais procurados nas clínicas odontológicas.

1. Clareamento Dental

Maus hábitos alimentares — como o consumo de café, refrigerante, vinhos e outros produtos com corantes —, e até o uso de alguns medicamentos podem causar uma mudança na coloração dos dentes. Por isso, o objetivo desse tratamento é clareá-los, deixando-os na cor mais natural e livres de manchas.

Existem duas formas de realizar o clareamento dental: no consultório, com agentes clareadores ou a laser; e em casa, com aplicação de um gel com auxílio de uma moldeira. Em ambos os métodos, é imprescindível contar com a orientação de um dentista.

2. Implantes dentários e próteses

A ausência de um ou mais dentes afeta uma grande parcela da população e, além da questão estética, também ocasiona problemas de mastigação. Por isso, a colocação de implantes dentários ou próteses tem uma grande procura nas clínicas especializadas.

Atualmente, a colocação de implantes está bem rápida, sendo realizada em até 72 horas. O paciente já sai do consultório com função plena. A prótese fixa também é um procedimento rápido, pois é feita com apoio dos dentes laterais. A escolha do melhor procedimento dependerá da saúde da gengiva e do periodonto (tecido que reveste os dentes).

3. Facetas de porcelana

As facetas são próteses de porcelanas finas, como lâminas, usadas para corrigir diferenças nos dentes, como desgastes, desalinhamentos, trincas, manchas ou desigualdades.

Para realizar a aplicação é necessário desgastar os dentes para colar as facetas, corrigindo o problema. Elas se encaixam perfeitamente na estrutura dentária, por isso tem uma estética muito bonita, de aparência agradável e natural.

4. Lentes de contato para dentes

As lentes de contato surgiram como uma evolução das facetas de porcelana, sendo ainda mais finas. São indicadas para correções mais sutis, como alteração na cor, aumento do tamanho e fechamento de diastema (espaço entre os dentes).

Outra vantagem é que para a colocação das lentes não é preciso desgastar os dentes, na maioria das vezes. Caso seja necessário algum desgaste, a retirada de uma quantidade mínima do esmalte costuma ser suficiente para a aplicação.

5. Botox

O botox, também conhecido como toxina botulínica, é um tratamento temporário. Por meio da aplicação da substância, o impulso nervoso da fibra do músculo é bloqueado por determinado período.

É um procedimento que pode ser utilizado para diversas finalidades estéticas. Em relação à estética dental, ele é usado para tratar problemas como a distonia (espasmos em partes da boca), o bruxismo (ato de ranger os dentes), sorriso gengival e sialorreia (produção excessiva de saliva).

6. Encurtamento ou alongamento da gengiva

Algumas pessoas apresentam a gengiva muito aparente quando sorriem ou falta de gengiva. Ambas características costumam causar desconforto, mas podem ser corrigidas por meio de procedimentos cirúrgicos.

No excesso de tecido gengival, é possível realizar uma plástica para remover o excedente. O procedimento, chamado gengivectomia, permite redesenhar a linha da gengiva, alongando os dentes.

Já quem sofre com uma gengiva muito curta pode realizar cirurgia para colocação de enxerto. Esse procedimento é feito com um tecido similar ao da mucosa e deixará os dentes menos expostos.

7. Bichectomia

A bichectomia também é conhecida como lipoplastia facial. Trata-se de um procedimento cirúrgico para retirar o tecido gorduroso que fica localizado nas bochechas. Esse tratamento permite um contorno facial mais fino e alongado.

Costuma ser muito procurada por pessoas que apresentam bochechas mais cheias e se incomodam com o formato do rosto causado por elas. Por mexer bastante com a aparência do rosto, tem sido muito requisitada por famosos.

Vale a pena contratar um plano odontológico?

Apesar de ter um foco mais voltado para prevenção e saúde, já é possível encontrar planos odontológicos que tenham cobertura para tratamentos dentários estéticos. Contudo, mesmo planos que não cobrem estética podem ser uma boa escolha, porque muitos dos exames e tratamentos complementares são cobertos. Isso permitirá um acompanhamento frequente e um gasto menor.

Ao decidir realizar qualquer tratamento dentário, é essencial estar com a saúde bucal em dia. Para isso, contar com um bom plano odontológico permite visitas frequentes ao dentista para prevenção e eventuais tratamentos, e ainda poderá cobrir os procedimentos estéticos que você precisar.

Para o sucesso na contratação do plano mais indicado para suas necessidades, é fundamental escolher uma empresa idônea e reconhecida no mercado. Nesse sentido, a Sorriden é uma excelente escolha.

Ela tem uma ampla rede de atendimento e oferece facilidades na hora da contratação. Além disso, conta ainda com uma política sem burocracias e sem carência, e disponibiliza opções de planos para diferentes faixas etárias e necessidades.

O sorriso é uma parte importante da nossa imagem que não podemos esconder. Ele mexe com nossa autoestima e com o modo como o mundo nos vê. Existem muitas formas de melhorar esse ponto da nossa aparência. Por isso, os procedimentos de estética dental estão cada vez mais populares, com a vantagem de estarem se tornando menos invasivos e doloridos.

Gostou das nossas dicas? Agora que você sabe mais sobre alguns tratamentos estéticos disponíveis atualmente, conheça o Programa de Clareamento Dental Estética Vip que a Sorriden oferece para deixar seu sorriso sempre bonito e brilhante e cadastre-se para receber nosso contato em www.sorriden.com.br/quero-contato/ .

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa