Faça seu cartão de crédito Sorriden!

Você sabia que um plano dental para toda a família pode ajudar a suprir as necessidades de cuidados bucais e, ainda, fazer você economizar uma boa quantia?

Assim como acontece com as características físicas, existem muitas doenças que são de origem genética, como diabetes, hipertensão e várias outras. Atualmente, esse é um fato bem conhecido. Mas o que nem todo mundo sabe é que, entre os problemas de origem genética, estão os bucais.

Para que você compreenda melhor, daremos, a seguir, exemplos de alguns dos problemas bucais que podem ser transmitidos dos pais para os filhos. Confira!

Problemas que podem ser evitados ou controlados com um bom plano de saude dental

Por serem genéticos, alguns problemas bucais podem atingir muitos integrantes de uma mesma família. Ter um bom plano de saude dental pode facilitar o tratamento ou mesmo evitar que eles ocorram. Conheça alguns deles agora.

Tártaro

Não é incomum encontrarmos pessoas que, mesmo cuidando adequadamente da saúde da boca, sentem que tem mais predisposição a acumular tártaros. Existe uma explicação genética para isso, pois há um fator genético que está relacionado à formação de placas bacterianas.

Isso significa que alguns indivíduos podem transmitir essa propensão aos filhos. Nesse caso, todos os que são afetados pela facilidade em acumular tártaro nos dentes precisam visitar o dentista com mais frequência, além de receberem um acompanhamento mais detalhado para evitar doenças mais graves.

Cáries

Quando existe a facilidade em acumular bactérias na boca, a propensão de ter cáries é muito maior. Isso sem contar que algumas pessoas têm defeitos no esmalte do dente, o que também é genético.

As cáries surgem quando tais bactérias corroem o esmalte dos dentes e alcançam as estruturas internas. O acúmulo desses organismos, aliado à fraqueza do esmalte dos dentes, aumentam bastante as chances de que a doença apareça.

Se um dos pais tem essa facilidade, o cuidado deve ser redobrado com os filhos. Evitar que essa questão se desenvolva é fundamental para manter a saúde bucal.

Gengivite

Apesar de a gengivite não ser causada pela genética, ela é influenciada por questões hereditárias, como deficiências do sistema imunológico ou algumas doenças — como a diabetes, por exemplo. Tais características influenciam na saúde de forma geral e aumentam a predisposição à inflamação gengival.

Se alguém da família tem doenças genéticas que possam influenciar no sistema autoimune, é importante prevenir-se. Evita-se, assim, que a saúde da gengiva seja prejudicada.

Dentes tortos

Pais que apresentam dentes mal posicionados têm mais chances de ter filhos com o mesmo problema. Isso porque a genética influencia na posição, no espaçamento entre os dentes e, até mesmo, no tamanho deles.

Portanto, se você precisou (ou precisa) passar por tratamentos que corrijam a má oclusão, é importante providenciar um odontopediatra para os filhos. Quanto mais cedo for descoberto o problema, mais fácil é para resolvê-lo.

Fenda palatina e lábio leporino

A fenda palatina ocorre quando o céu da boca não se fecha completamente. Já o lábio leporino é observado quando existe uma separação nos lábios, que pode ser unilateral ou bilateral.

Apesar de menos frequentes, alguns casos atingem também o nariz. Ambos os problemas estão relacionados à genética e precisam de cirurgias, além de acompanhamentos com outros profissionais (como o fonoaudiólogo), para a correção da fala.

Maus hábitos hereditários que prejudicam a saude dental

Além das doenças e dos problemas genéticos, os filhos podem herdar hábitos que afetam a saúde bucal. Como os pais são exemplos, quando passam frequentemente no dentista, cuidam da saúde bucal corretamente e incentivam seus filhos a fazerem o mesmo, as chances de que as crianças tenham esse costume ao longo da vida é exponencialmente maior.

Ter um plano de saude dental para toda a família facilita bastante nesse processo, já que todos farão os tratamentos necessários. Além de evitar problemas bucais, as crianças ainda podem adquirir hábitos saudáveis e aprender a cuidar da higiene bucal.

Gostou de nosso post? Que tal, agora, ver 6 dias para estimular os filhos a escovar os dentes todos os dias? Até a próxima!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa