São Paulo - Capital
(11) 3181-9060
Demais Localidades 0800 444 0800

Como funcionam as lentes de contato dental?

Mantenha sua saúde e sorriso em dia de maneira ainda mais simples e prática.

Header

Dentes bonitos e bem cuidados atraem muita atenção e elogios. Com o avanço da tecnologia, conquistar o sorriso perfeito vem se tornando mais acessível. Entre as diversas opções possíveis, o uso de lentes de contato dental se destaca, principalmente devido à popularidade entre famosos.

A maioria das pessoas não possui dentes naturalmente perfeitos, dispondo de particularidades que podem comprometer a estética do sorriso. Contudo, essas imperfeições podem ser corrigidas com o tratamento correto.

A seguir, abordaremos os principais pontos sobre as lentes de contato dental. Por isso, fique atento às nossas dicas e boa leitura!

O que é a lente de contato dental

Lente de contato dental é uma estrutura estética que, por ser bem fina, assemelha-se à lente de contato ocular, e por isso recebeu esse nome. Trata-se de uma pequena lâmina que é colada sobre o esmalte do dente, revestindo toda a superfície externa.

Essa técnica corrige diversas imperfeições dentárias e pode ser feita de diferentes materiais, sendo os mais comuns: cerâmica feldspática convencional, silicato de lítio reforçado por zircônia, cerâmica feldspática reforçada por leucita, dissilicato de lítio e zircônia pura translúcida, sendo esse último o mais utilizado atualmente.  

Indicações

Há grande variedade de indicações para a utilização das lentes. As principais são direcionadas aos dentes com as seguintes características:

  • formato inadequado ou posição irregular na arcada dentária;
  • escurecidos ou com manchas;
  • desgastados ou com pequenas fraturas;
  • ligeiramente desalinhados;
  • pequenos e com muito espaço entre eles.

Diferenças entre lente de contato dental e faceta de porcelana

Em se tratando de odontologia estética, além da lente de contato dental, a faceta de porcelana também costuma ser bem procurada. Ambas são feitas para serem coladas na face frontal do dente.

O que diferencia a lente da faceta é que esta última requer maior desgaste do dente para que seja aplicada e possui uma espessura de 7 mm. Já a lente de contato não necessita de nenhum preparo, além de ser extremamente fina, havendo algumas com até 0,2 mm.

O preço médio para aplicação de cada lente varia entre R$ 1.000,00 e R$ 3.000,00, a depender do tamanho e estrutura do dente. Além disso, os custos variam de acordo com o material utilizado e a cidade onde será realizado o serviço.

Principais cuidados e manutenção

O sucesso do procedimento depende muito da rotina e cuidado do paciente. Em geral, seguindo as recomendações dadas pelo cirurgião-dentista, a lente de contato dental dura, aproximadamente, de 5 a 10 anos. Após esse prazo, se faz necessária sua substituição.

Caso ocorra algum dano ao material, é recomendado procurar o profissional que o acompanha para avaliação e, eventualmente, troca do elemento danificado.

Geralmente, as orientações passadas pelo odontologista incluem os seguintes itens:

  • escovação dos dentes ao menos três vezes ao dia;
  • utilização do fio dental ao menos duas vezes ao dia;
  • ida anual ao dentista;
  • privação do hábito de roer unhas;
  • prevenção ao ato de morder objetos;
  • ingestão restrita de alimentos que mancham os dentes;
  • utilização da placa de relaxamento para quem sofre de bruxismo;
  • restrição de alimentos muito duros.

Nosso sorriso é nosso cartão de visita e interfere diretamente na imagem que passamos para as demais pessoas, tornando-se um aspecto significativo para os campos pessoal e profissional.

Caso a pessoa não aprove a aparência do seu sorriso, pode modificá-lo por meio de tratamentos odontológicos estéticos que visam corrigir problemas e, assim, aumentar a qualidade de vida. E, quando o assunto é saúde ou correção estética, as lentes de contato dental são uma excelente opção para ambos os casos.

Se você gostou das nossas dicas, que tal compartilhar estas informações em suas redes sociais? Mostre aos seus amigos como eles também podem melhorar seus sorrisos!