A dor de dente é um problema que afeta pessoas de diferentes idades, incluindo crianças, adultos e idosos. A terceira idade, em especial, sofre mais frequentemente com as situações de desconforto, uma vez que está mais propensa a possíveis causas, como a presença de cáries na superfície da raiz, o desgaste ósseo e do esmalte dentário, além da presença de doenças periodontais, como gengivite e periodontite.
Por isso, resolvemos desenvolver mais sobre o assunto e apresentar quais são as principais causas do problema, como ocorre o tratamento e o que é possível fazer para amenizar os incômodos. Se você ficou interessado, continue com esta leitura e entenda mais sobre o assunto!
Afinal, quais são as causas da dor de dente em idosos?
Possivelmente você já deve imaginar que existem várias causas para a dor de dente, certo? No entanto, algumas geram o problema com mais frequência. As principais são:
-
cáries profundas, que provocam incômodos após a região afetada entrar em contato com estímulos, como ar quente, ar frio, alimentos quentes, alimentos frios e alimentos doces;
-
traumas, incluindo dentes quebrados, que danificam a polpa do dente e provocam a dor;
-
pulpite, caracterizada por ser a inflamação da polpa do dente, que pode ser causada por cáries avançadas, traumas e procedimentos odontológicos duradouros;
-
abscesso periapical, caracterizado pela presença de infecção e de pus na raiz do dente, que o tornam sensível à mastigação e ao toque com lâminas e metal;
-
desgaste dentário, considerado o desgaste da camada externa do dente, que provoca a sensibilidade;
-
bruxismo, que causa a sensibilidade nos dentes devido ao atrito constante entre a arcada dentária superior com a inferior;
-
problemas na gengiva, como infecções e inflamações.
É válido mencionar, ainda, que a cavidade oral de uma pessoa da terceira idade sofre ainda mais com o tempo. Sem os cuidados básicos, as chances de ocorrer o deslocamento da gengiva (também chamado de retração gengival), o acúmulo de germes e a secura bucal (causada pela diminuição da saliva na região) são muito maiores.
Como amenizar as dores?
Por se tratar de um problema que pode ser causado por fatores diferentes, o mais recomendado para diminuir o desconforto é procurar um profissional. Entretanto, existem medidas caseiras que podem ajudar a amenizar. Confira!
Higienize bem a região bucal
Nada de permitir o acúmulo de germes na boca! Além de essa ser uma medida para prevenir problemas futuros, ela também ajuda a amenizar as dores.
Por esse motivo, lembre-se sempre de escovar os dentes e de passar o fio dental após as refeições. Isso evita o acúmulo de microorganismos na região afetada e impede que o problema se agrave, assim como os desconfortos.
Coloque compressas de gelo
Outra medida eficaz para amenizar a dor até a ida a um dentista é utilizar compressas geladas. É possível fazer isso com a utilização de uma bolsa específica ou até mesmo com o auxílio de uma toalha e alguns cubos de gelo.
Como ocorre o tratamento para o problema?
Como mencionamos, o ideal é procurar uma clínica odontológica logo que os sintomas surgirem. O profissional identifica, por meio de exames, a causa e indica o tratamento.
Em geral, recomenda-se a utilização de analgésicos e antibióticos, mas quando a causa é mais singular, o tratamento baseia-se em procedimentos odontológicos específicos.
Agora que você viu quais são as causas da dor de dente em idosos, como amenizar os sintomas e qual é o melhor tratamento, aproveite as informações e preste atenção aos sinais. É válido mencionar que a prevenção é a melhor medida para evitar os desconfortos e manter a saúde bucal em dia. Por isso, não se esqueça de promover a higienização, frequentar clínicas periodicamente e realizar limpezas com frequência.
Você conhece outra medida que ameniza as dores? Então comente abaixo e deixe a publicação ainda mais completa!