Faça seu cartão de crédito Sorriden!

A dor de dente é um problema que afeta pessoas de diferentes idades, incluindo crianças, adultos e idosos. A terceira idade, em especial, sofre mais frequentemente com as situações de desconforto, uma vez que está mais propensa a possíveis causas, como a presença de cáries na superfície da raiz, o desgaste ósseo e do esmalte dentário, além da presença de doenças periodontais, como gengivite e periodontite.

Por isso, resolvemos desenvolver mais sobre o assunto e apresentar quais são as principais causas do problema, como ocorre o tratamento e o que é possível fazer para amenizar os incômodos. Se você ficou interessado, continue com esta leitura e entenda mais sobre o assunto!

Afinal, quais são as causas da dor de dente em idosos?

Possivelmente você já deve imaginar que existem várias causas para a dor de dente, certo? No entanto, algumas geram o problema com mais frequência. As principais são:

  • cáries profundas, que provocam incômodos após a região afetada entrar em contato com estímulos, como ar quente, ar frio, alimentos quentes, alimentos frios e alimentos doces;

  • traumas, incluindo dentes quebrados, que danificam a polpa do dente e provocam a dor;

  • pulpite, caracterizada por ser a inflamação da polpa do dente, que pode ser causada por cáries avançadas, traumas e procedimentos odontológicos duradouros;

  • abscesso periapical, caracterizado pela presença de infecção e de pus na raiz do dente, que o tornam sensível à mastigação e ao toque com lâminas e metal;

  • desgaste dentário, considerado o desgaste da camada externa do dente, que provoca a sensibilidade;

  • bruxismo, que causa a sensibilidade nos dentes devido ao atrito constante entre a arcada dentária superior com a inferior;

  • problemas na gengiva, como infecções e inflamações.

É válido mencionar, ainda, que a cavidade oral de uma pessoa da terceira idade sofre ainda mais com o tempo. Sem os cuidados básicos, as chances de ocorrer o deslocamento da gengiva (também chamado de retração gengival), o acúmulo de germes e a secura bucal (causada pela diminuição da saliva na região) são muito maiores.

Como amenizar as dores?

Por se tratar de um problema que pode ser causado por fatores diferentes, o mais recomendado para diminuir o desconforto é procurar um profissional. Entretanto, existem medidas caseiras que podem ajudar a amenizar. Confira!

Higienize bem a região bucal

Nada de permitir o acúmulo de germes na boca! Além de essa ser uma medida para prevenir problemas futuros, ela também ajuda a amenizar as dores.

Por esse motivo, lembre-se sempre de escovar os dentes e de passar o fio dental após as refeições. Isso evita o acúmulo de microorganismos na região afetada e impede que o problema se agrave, assim como os desconfortos.

Coloque compressas de gelo

Outra medida eficaz para amenizar a dor até a ida a um dentista é utilizar compressas geladas. É possível fazer isso com a utilização de uma bolsa específica ou até mesmo com o auxílio de uma toalha e alguns cubos de gelo.

Como ocorre o tratamento para o problema?

Como mencionamos, o ideal é procurar uma clínica odontológica logo que os sintomas surgirem. O profissional identifica, por meio de exames, a causa e indica o tratamento.

Em geral, recomenda-se a utilização de analgésicos e antibióticos, mas quando a causa é mais singular, o tratamento baseia-se em procedimentos odontológicos específicos.

Agora que você viu quais são as causas da dor de dente em idosos, como amenizar os sintomas e qual é o melhor tratamento, aproveite as informações e preste atenção aos sinais. É válido mencionar que a prevenção é a melhor medida para evitar os desconfortos e manter a saúde bucal em dia. Por isso, não se esqueça de promover a higienização, frequentar clínicas periodicamente e realizar limpezas com frequência.

Você conhece outra medida que ameniza as dores? Então comente abaixo e deixe a publicação ainda mais completa!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa