Faça seu cartão de crédito Sorriden!

Cuidar da saúde bucal é uma preocupação que atinge a maioria das pessoas. Por isso, contratar um convênio dentário tornou-se a melhor opção para quem deseja um melhor custo-benefício e rapidez no atendimento. No entanto, antes de escolher um plano é necessário conhecer um pouco mais sobre este tipo de serviço.

Além do preço, é importante avaliar outras questões que nem sempre estão esclarecidas no contrato. Por isso, analisar o convênio dentista de acordo com o seu perfil é apenas uma das obrigações recomendadas. 

Parece uma dúvida simples, mas não é tão fácil decidir-se entre pagar um convênio sem antes conhecer quais são as vantagens e desvantagens dessa decisão. Contudo, se você quer descobrir tudo o que precisa saber antes de contratar um convênio, é melhor conferir as nossas dicas e conhecer com mais profundidade sobre esse assunto!

Conheça com detalhes todas as regras do convenio dental

Antes de assinar o contrato, é essencial conhecer quais são os deveres e direitos relacionados ao plano de dentista, afinal, existem determinadas cláusulas que podem passar despercebidas pelo contratante.

Por lei, os planos de saúde não são obrigados a oferecer certos tratamentos, como aqueles ligados a procedimentos estéticos ou o fornecimento de medicamentos, por exemplo. Essa mesma regra também vale para o convênio de dentista, que também pode não proporcionar serviços adicionais no plano. 

Fique atento também na hora de formalizar o contrato. Analise se nesse documento constam as informações relacionadas ao objetivo do contrato, descrição dos serviços oferecidos, definição de valores, periodicidade do reajuste, técnicas, entre outros fatores.   

Saiba a diferença do plano de saúde e o plano odontológico

O que é plano de saúde?

Embora pareça uma questão óbvia, existem muitas dúvidas sobre a diferença de plano de saúde e odontológico, e nem todas as pessoas conseguem responder com exatidão estes termos.

Em suma, um convênio de saúde abrange outros tipos de tratamentos que não estão ligados apenas à saúde dos seus dentes, ou seja, ele pode atender em outros requisitos, como internações, operações, atendimento clínicos, consultas médicas, entre outros problemas que são mais agravantes ou de rotina. 

Isso mostra que contratar um plano de saúde não quer dizer que terá direito a fazer um tratamento dentário. Caso você tenha a intenção de iniciar um plano de saúde a fim cuidar dos dentes, por exemplo, é interessante verificar antes se o convênio oferece este serviço específico.

O que é plano de dentista?

Como o próprio nome diz, o plano odontológico é especifico para tratamentos relacionados à saúde bucal. Nele você apenas terá atendimento relacionado à odontologia. Em todo caso, é importante analisar a sua necessidade no momento oportuno para evitar possíveis arrependimentos ou até mesmo erros na contratação. 

Tenha cuidados antes da contratação do seu convênio dentário

Como já abordamos, não vale a pena contratar um convênio dental sem antes analisar quais são os prós e contras dessa decisão. Em primeiro lugar, é crucial verificar o tempo de carência, os serviços oferecidos e também a disponibilidade do convênio da sua região. 

Muitas pessoas ainda não avaliam essas questões devido a emergência na hora da contratação ou pelo simples descuido. Em contrapartida, esse cuidado pode garantir muitos benefícios para você, principalmente se você precisa iniciar o tratamento dentário com certa urgência.

Mas isso não é tudo. Será necessário também analisar se os valores oferecidos estão de acordo com o mercado e se o plano está registrado na Agência Nacional de Saúde, a ANS. Conheça também com antecedência quais são as taxas para serviços extras que seu convênio não cobre.

Avalie o momento mais adequado ao contratar um convenio dental para você ou sua família

Qual o momento certo de contratar um convênio dental?

Embora seja uma prioridade, existem certos momentos em que vale a pena pagar um plano. Contratar um convênio quando você não vai ao dentista há algum tempo, por exemplo, é um deles.

Quando descuidamos da saúde dos nossos dentes, as cáries e os tratamentos serão maiores. Mesmo sendo uma prioridade, o número de pessoas que descuidam da saúde bucal é grande, então não se intimide em procurar o dentista, ainda que os seus dentes estejam apresentando muitos problemas. 

Diante dessa situação, que se torna comum cada vez entre nós, é interessante contratar um plano com urgência para que a situação não agrave. Isso vale também para pessoas que apenas procuram o dentista quando há uma emergência.

Deixar que fique pior ou para última hora é um hábito comum, principalmente com a correria do dia a dia. Por outro lado, esse péssimo comportamento pode comprometer não apenas a saúde bucal, mas também o próprio bolso, já que os valores podem ser ainda maiores quando adiamos a ida ao dentista. 

Qual não é o momento certo de contratar um convênio dental?

Em contraponto, se você cuida bem dos seus dentes e apenas precisa de uma limpeza ou extração, talvez seja melhor avaliar se existe mesmo a necessidade de pagar um convênio de dentista. Então antes de assinar qualquer contrato, procure uma opinião profissional de um especialista confiável que poderá lhe dizer se realmente é preciso fazer a contratação naquele determinado momento.

Como mostramos, contratar um convênio dentista é uma decisão que não pode ser tomada sem o devido cuidado, sendo crucial analisar alguns pontos necessário e que fazem toda a diferença para seu bolso e saúde.

Descobriu tudo o que precisava saber antes de contratar um convênio dentário? Então assine a nossa newsletter e receba outros conteúdos que vão ajudá-lo com este assunto! 

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa