Faça seu cartão de crédito Sorriden!

Já pensou em contratar um convenio dentario? Cuidar da saúde bucal de sua família pode ser mais fácil e barato do que você imagina.

Durante muito tempo a saúde bucal foi deixada de lado por causa do alto valor das consultas e tratamentos. Hoje essa realidade mudou, sendo possível ter um excelente tratamento dentário gastando pouco.

A contratação de planos odontológicos vem se popularizando devido ao valor acessível e à facilidade de uso. Se você deseja ter um convenio, mas não sabe como funciona, continue a leitura que tiramos todas as suas dúvidas!

Como funciona um convenio de dentista?

Um convenio dentario é muito semelhante a um plano de saúde. No momento da contratação o beneficiário escolhe o plano que mais se ajusta às suas exigências e começa a pagar as mensalidades, podendo assim usufruir de todas as vantagens e coberturas que esse serviço oferece.

Contratação

Na hora da contratação do seu convenio dental, você pode escolher entre planos individuais, planos para toda a família e planos empresariais.

Após definir o plano odontológico ideal para você, escolha o programa que se adeque às suas necessidades. Os planos mais simples oferecem tratamentos emergenciais e assistências preventivas. No entanto, se você precisar fazer uso de aparelhos ortodônticos o ideal é verificar um plano que ofereça essa manutenção.

Procure sempre por uma operadora que tenha uma ampla rede de credenciados e que garanta atendimento facilitado sem burocracias.

Carência

A carência dos planos odontológicos é semelhante à do seguro saúde. Geralmente, de 24 horas para atendimentos emergenciais e pode variar de 30 a 180 dias dependendo do procedimento.

Essas carências devem ser verificadas no momento da contratação. Algumas empresas de planos dentários não exigem carência de seus beneficiários. Faça uma pesquisa detalhada e escolha bem a empresa que prestará esse serviço.

Cobertura

Empresas de planos odontológicos seguem as exigências da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) quanto aos serviços que devem ser disponibilizados nos planos ofertados.

Procedimentos como consulta, atendimento de emergência, canal, limpeza e restauração, profilaxia, tratamento de gengiva, entre outros, devem ser incluídos nas mensalidades.

Entretanto, alguns serviços como aparelho, implante e outros procedimentos estéticos geralmente não são inclusos nos planos mais simples. Nesse caso, é necessário verificar diretamente com a empresa quais planos possuem esses serviços e os valores mais acessíveis para você.

Rede credenciada

A rede credenciada é composta por todas as clínicas e locais disponíveis para atendimento em seu plano. Você pode fazer uma consulta no site da operadora para verificar quais consultórios são credenciados e escolher o melhor dentista para marcar seu horário.

Na hora da consulta será necessário apenas levar sua carteirinha do convenio e um documento com foto, pois o valor da consulta já está incluso na mensalidade. Só há cobrança adicional se o procedimento não estiver previsto no seu contrato. Nesse caso, o dentista deverá negociar previamente.

Quais as vantagens de um convenio dental?

Contratar um plano odontológico pode ser muito vantajoso. Se ainda não está convencido, confira:

Custo-benefício

Consultas e tratamentos particulares costumam ter um valor elevado, geralmente inacessível à grande parte da população. Ter um convenio pode mudar essa realidade, já que você paga um valor baixo que cabe no bolso e desfruta vários benefícios.

Segurança e comodidade

Todos prezamos pela nossa segurança, e se você é pai ou mãe preza ainda mais pelos seus filhos. Não gostamos de pensar em certas eventualidades, porém, elas podem acontecer a qualquer momento. Ter a certeza de um auxílio em um momento de necessidade garante a sensação de segurança e bem-estar.

Com um convenio à sua disposição, você tem a garantia não apenas de consultas agendadas, mas também de atendimento emergencial para imprevistos, como uma dor de dente inesperada.

Boca saudável

A saúde bucal vai muito além da parte estética. Ter um sorriso perfeito pode abrir muitas portas e melhorar seus relacionamentos, porém, cuidar da boca é muito mais que isso.

Os dentes são estruturas primordiais para o organismo e toda a funcionalidade do órgão bucal pode ser comprometida pela má posição dos dentes. Dentes tortos ou mal posicionados podem causar dificuldade de mastigar e engolir alimentos, alteram a fala e dicção e ainda têm mais propensão à cárie.

Além dos problemas dentários, existem ainda as infecções bucais. Certas bactérias podem atingir a corrente sanguínea e afetar o organismo, podendo causar problemas mais sérios. Lembre-se que a prevenção é a maneira menos dolorosa para evitar problemas no futuro.

Consultas e tratamentos sempre que precisar

Ir ao dentista com frequência é essencial para uma boa saúde bucal. A maioria das pessoas costuma procurar ajuda odontológica quando o problema já está insustentável, o que gera um processo doloroso de reparo.

Ao contratar um convenio, você tem à sua disposição uma ampla rede de credenciados podendo realizar consultas sempre que precisar sem se preocupar em pagar algum valor adicional por elas.

Manter esse tratamento profilático com consultas regulares ao dentista ajudam a conservar a saúde dos seus dentes.

Como manter a saúde bucal de sua família?

Já imaginou você e sua família com a saúde bucal perfeita? Isso não precisa mais ser motivo de preocupação.

Manter a saúde dos dentes e da boca é possível, desde que sejam feitos alguns ajustes em sua rotina:

  • escolha uma escova dental de qualidade com cerdas macias;
  • higienize a boca após as refeições;
  • use fio dental para limpar entre os dentes;
  • lembre-se sempre de escovar a língua para evitar mau hálito;
  • espere pelo menos 30 minutos para escovar os dentes após as refeições, esse tempo é necessário para que a saliva neutralize o pH dos alimentos ingeridos.

Além dessas dicas, ir regularmente ao dentista e realizar procedimentos preventivos, com certeza, garantirão uma excelente saúde bucal da sua família.

A saúde, sem dúvida, começa pela boca. Com um convenio dentario você pode se consultar com um dentista regularmente, gastar pouco e ainda prevenir todos os tipos de problemas bucais.

Se você gostou do texto e quer mais informações valiosas, nos siga nas redes sociais e tenha sempre dicas de como cuidar de sua saúde bucal!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa