O prejuízo sofrido por um colaborador que se ausenta do trabalho devido a um problema nos dentes impacta também o empregador. O primeiro sofre com o alto custo dos procedimentos emergenciais dentários, enquanto a empresa atrasa processos operacionais por conta da ausência do funcionário.Um programa de prevenção odontológica pode ser solução ideal para resolver esse problema.
Não por acaso, o plano odontológico empresarial tem sido ofertado por companhias que sabem que a qualidade de vida do colaborador influencia diretamente nos negócios. Esses funcionários têm aderido aos planos porque encontram nele uma ótima oportunidade para cuidar da saúde bucal.
A seguir, você vai conhecer um pouco mais sobre esse tipo de serviço, além de descobrir como ele funciona e por que a empresa deve oferecer um plano odontológico para sua equipe. Por fim, vamos mostrar os benefícios para o colaborador que adere ao plano. Acompanhe!
O que é o plano odontológico empresarial?
Até pouco tempo atrás, era comum termos os planos de saúde e seguro de vida como os únicos benefícios oferecidos pelas empresas a seus colaboradores. Hoje, existe outra modalidade de serviço bastante parecida com os convênios médicos coparticipativos: o plano odontológico empresarial.
Trata-se de um acordo fechado entre o empregador e uma empresa que cobre parte dos custos da prevenção odontológica dos colaboradores. Essa cobertura varia de acordo com cada plano contratado. Mas, em geral, o funcionário tem acesso aos seguintes serviços com o pagamento de uma pequena mensalidade:
- procedimentos preventivos: aplicação de flúor, limpeza e raspagem a cada seis meses;
- emergência odontológica: atendimento sem necessidade de agendamento em casos de urgência.
Além disso, dentro da rede credenciada, o funcionário pode realizar outros tratamentos odontológicos mediante o pagamento de uma taxa menor do que o valor integral cobrado pelo serviço fora do plano. Em alguns casos, esse plano odontológico ainda é estendido aos familiares.
Mas por que a empresa deve oferecer um plano dedicado exclusivamente à saúde dos dentes? É sobre isso que vamos falar abaixo.
Por que a empresa deve oferecer esse tipo de plano?
Não é apenas o colaborador que se beneficia do plano odontológico. Indiretamente, a empresa também passa a contar com vantagens estratégicas e que colaboram para outra importante saúde: a do negócio. Vamos conhecer alguns desses ganhos?
Mais autoestima para os funcionários
Um belo sorriso não tem apenas benefícios estéticos, pois deixa a pessoa mais confiante e segura para se comunicar e interagir com os colegas de trabalho. Além disso, um colaborador que cumpre seu expediente sentindo dor de dente porque não pode custear o tratamento tem a autoestima prejudicada.
Portanto, ao se preocupar com a saúde e o bem-estar dos colaboradores, a empresa também ajuda essas pessoas a recuperarem a confiança perdida.
Melhor custo-benefício
Uma das dificuldades da empresa ao oferecer um plano de benefícios é arcar com os custos dessas bonificações. Em comparação com outros serviços de assistência, o plano odontológico oferece um ótimo custo-benefício tanto para o empregador quanto para o colaborador, como você verá mais adiante.
Desconto no Imposto de Renda
Além do vantajoso custo-benefício, a companhia que oferece um plano odontológico empresarial pode abater o valor gasto do seu Imposto de Renda.
Atração de talentos
Poder contar com profissionais eficientes é o sonho de qualquer empregador, mas muitas vezes acaba sendo difícil encontrar alternativas que garantam a captação dos talentos para o negócio. Nesse cenário, o plano odontológico é mais um diferencial que você pode oferecer para garantir a atração dos colaboradores.
Aumento da produtividade
Ao mostrar para os colaboradores que se importa com o bem-estar de cada um, a empresa percebe um aumento na produtividade da equipe.
Diminuição da rotatividade
Outro desafio do empregador é diminuir o número de turnover e demissões involuntárias. Afinal, cada colaborador que deixa a empresa traz mais custos, afeta a produtividade e cria o desafio de preparar um novo funcionário para o preenchimento da vaga. Oferecer benefícios ao time é uma estratégia para estimular a motivação e, consequentemente, mantê-lo na empresa.
Vantagem competitiva
Qualquer ação interna adotada para a promoção da qualidade de vida dos colaboradores e seus familiares colabora com a construção de uma imagem positiva da organização. Como consequência, a melhor imagem da empresa se torna um diferencial em relação aos negócios concorrentes e oferece uma maior vantagem competitiva.
Viu como as companhias têm muito a ganhar disponibilizando um plano odontológico a seus colaboradores? Chegou a hora de descobrir por que os funcionários devem aderir ao plano oferecido pelos empregadores.
Por que o colaborador deve aderir ao programa de prevenção odontológica da empresa?
Nem todas as pessoas conseguem fácil acesso ao dentista. Quando o colaborador tem disponível um plano odontológico empresarial, conta com uma rede especializada e preparada para atendê-lo inclusive nas emergências. Abaixo, veja outras vantagens que a adesão a um plano do tipo oferece.
Maior cuidado com a saúde bucal
Existem pessoas que adiam ao máximo a visita ao dentista por medo. Já outras não conseguem se consultar devido ao alto custo dos tratamentos. Ambas as situações podem prejudicar a saúde bucal.
A alternativa ideal para evitar complicações é aderir à odontologia preventiva. Ou seja: o colaborador aprende a cuidar melhor dos dentes, evitando que qualquer problema se agrave — e aderir ao plano odontológico empresarial permite essa prevenção.
Melhor custo-benefício
Os custos com os cuidados preventivos podem pesar bastante no orçamento, especialmente se levarmos em conta que as despesas incluem também o restante da família. Contar com o acesso a procedimentos preventivos e atendimentos de emergência a um valor reduzido graças ao plano odontológico empresarial é bastante vantajoso para o colaborador.
Ausência de burocracia
A adesão ao plano odontológico é extremamente simples. Dependendo da empresa que oferece o serviço de prevenção odontológica, é possível começar a usá-lo imediatamente após a assinatura do contrato.
O que observar na hora de contratar o plano odontológico?
Que os planos empresariais de serviços odontológicos são vantajosos tanto para as empresas quanto para seus colaboradores, não há como negar. Mas o que é preciso observar durante a escolha do serviço?
O primeiro ponto é se há um registro do plano na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Trata-se da garantia de que a empresa tem o aval para oferecer os serviços anunciados. Outro aspecto importante é justamente o tipo de serviço oferecido e o custo-benefício tanto para empregadores quanto para colaboradores.
O acesso a uma ampla rede credenciada também é um diferencial. Isso sem falar na carência para começar a utilizar os serviços: se for menor ou inexistente, mais cedo o colaborador inicia a prevenção odontológica.
A Sorriden é uma rede de planos odontológicos que tem mais de 200 clínicas credenciadas em todo o Brasil, todas com profissionais qualificados e tecnologia de ponta. A carência é de apenas 24 horas após a assinatura do contrato e, nos casos de emergência odontológica, não é necessário aguardar esse período. Além disso, o agendamento das consultas é online.
O programa de prevenção odontológica é a melhor alternativa para que os colaboradores cuidem melhor da saúde bucal. Por meio do plano odontológico empresarial, eles podem contar com o atendimento necessário a um ótimo custo-benefício. As empresas também saem ganhando, pois deixam suas equipes mais saudáveis e motivadas.
Entre em contato conosco e adquira agora mesmo seu programa de prevenção odontológica Sorriden!