A gengiva cumpre diversas funções no corpo humano, dando suporte ósseo para os dentes e revestindo as cavidades úmidas da boca. Mas, quando não tratado rotineiramente, esse tecido pode apresentar vermelhidão, inchaço, sensibilidade e sangramento, sintomas que implicam, em geral, tratamento para gengivite.
Pensando nisso, o post a seguir explica o que é, por que ocorre e quais são os principais tratamentos dessa inflamação na gengiva, por exemplo, a raspagem, a limpeza de placas bacterianas, o ultrassom e os medicamentos. Por fim, você fica por dentro de dicas para evitar a gengivite. Está curioso para saber mais sobre o tema? Comece agora a leitura do artigo e tire as suas dúvidas!
O que é gengivite, ou inflamação na gengiva, e por que acontece?
Gengivite é como se denomina a inflamação no tecido gengival, o que pode comprometer a função e a estética da boca, caso sejam negligenciados o acompanhamento profissional e os procedimentos odontológicos adequados. Dessa forma, a disfunção é causada, principalmente, por falta de limpeza bucal, contribuindo para a proliferação de bactérias na cavidade bucal.
Quais são os sintomas mais comuns de gengivite?
A falta de cuidados com a saúde bucal, atrelada a fatores de risco (diabetes, deficiência de vitaminas, alteração hormonal, tabagismo, entre outros), pode levar o paciente a um quadro de gengivite, cujos sintomas mais comuns são sangramento, sensibilidade bucal, vermelhidão e inchaço, por exemplo. Ao sentir qualquer um desses incômodos no local, deve-se procurar ajuda especializada.
Quais são as possibilidades de tratamento para gengivite?
O tratamento para gengivite depende da causa e do estágio de comprometimento do tecido gengival, devendo ser solicitado por um profissional após uma rigorosa análise clínica. De forma geral, os sintomas podem ser aliviados e tratados com limpeza de placas bacterianas (entre os dentes e o tecido de sustentação na cavidade oral) e raspagem de tártaro (crosta formada pela placa bacteriana).
Sob orientação do especialista, o paciente também pode recorrer a medicamentos (antissépticos) e mudar o estilo de vida, alterando a dieta e aumentando a higienização bucal. É importante se lembrar de que, quando não tratada, a gengivite pode evoluir para um caso de periodontite, chegando a comprometer a saúde cardiovascular.
Como prevenir o aparecimento da gengivite?
A inflamação na gengiva pode ter diversas causas, mas a falta de higiene é, geralmente, o principal motivador para esse mal-estar. Por isso, a recomendação é manter uma rotina de escovação e de uso de fio dental, que evita o acúmulo de bactérias entre os dentes e o tecido gengival. Da mesma forma, você deve procurar um bom dentista, fazendo o acompanhamento necessário para ter um sorriso harmônico.
Neste post, você aprendeu o que é, por que ocorre e qual é o tratamento para gengivite. O problema, que acomete os tecidos gengivais, pode levar a sangramentos, vermelhidão, inchaço e maior sensibilidade na cavidade bucal. Por isso, ao sentir incômodo no local, você deve procurar a urgência ou emergência odontológicas e se consultar com um profissional experiente.
O texto foi útil para você, não é? Então, continue se informando sobre problemas e cuidados com a saúde bucal. Confira quais são as 5 possíveis causas para o sangramento da gengiva!