São Paulo - Capital
(11) 3181-9060
Demais Localidades 0800 444 0800

Entenda como cuidar do seu aparelho ortodôntico

Mantenha sua saúde e sorriso em dia de maneira ainda mais simples e prática.

Header

Saber como cuidar do aparelho ortodôntico é fundamental para obter todos os benefícios do tratamento, que vão muito além da estética. Mais que garantir um sorriso bonito e alinhado, ao final, o correto posicionamento dos dentes facilita alguns aspectos essenciais à saúde, como uma boa mastigação, deglutição e respiração.

Para que isso aconteça, no entanto, é preciso comprometimento por parte do paciente. Se a devida higienização do aparelho não for feita, poderá ocorrer acúmulo de placa e de restos alimentares, ocasionando cáries, quebras constantes, entre outras consequências que afetarão diretamente os resultados desejados. 

É justamente pensando nisso que abordaremos os principais cuidados com o aparelho ortodôntico. Confira as dicas que separamos para garantir o sucesso do seu tratamento e a conquista de um belo sorriso! 

Capriche bastante na escovação 

Você certamente já sabe que fazer a escovação correta dos dentes — e com a devida frequência — é uma dica válida para todos, tanto para aqueles que usam aparelho quanto para quem não faz nenhum tipo de tratamento dentário, certo? 

Porém, para quem usa aparelho fixo, todo o cuidado com a escovação se faz necessário, não só para manter os dentes saudáveis, como também para fazer a higienização dos bráquetes, fios, elásticos, ganchos e bandas metálicas. Além disso, é ideal contar com uma escova de cerdas macias e que tenha canaleta central, a fim de facilitar o processo de limpeza. 

Para garantir a eficácia da escovação, é preciso que os movimentos sejam leves, contínuos e em sentido horário. Isso fará com que a placa bacteriana e demais resíduos que possam estar localizados entre os dentes sejam removidos completamente. Quer conferir um passo a passo de como o processo deve ser feito? Veja abaixo: 

  • faça um bochecho com antisséptico bucal antes de escovar os dentes, permitindo que restos alimentares presos ao aparelho ortodôntico se soltem;

  • comece ​pelo lado de fora dos dentes, com a escova paralela aos bráquetes;

  • adotando movimentos circulares, como já mencionamos, escove os dentes de dois em dois, sem fazer pressão ou forçar a escova;

  • incline a e escova em 45° para limpar entre o fio e os dentes;

  • mantenha a escova inclinada para a limpeza da gengiva, repetindo o mesmo movimento nas superfícies internas, externas e de mastigação de todos os dentes;

  • utilize uma escova interdental para limpar entre os bráquetes e o fio;

  • passe o fio dental;

  • faça, ao final, um bochecho por aproximadamente 30 segundos para remover qualquer resíduo que possa ter restado. 

E os aparelhos móveis?

Já listamos os principais cuidados a serem tomados por quem tem aparelho fixo, mas e quem usa aparelho móvel? Como fazer a limpeza correta? Se esse é o seu caso, não se preocupe.

Para fazer a higienização do material, é possível utilizar escovas de cerdas duras (com o devido cuidado) e o mesmo creme dental aplicado na boca, sem a adição de produtos específicos. Já para a limpeza dos dentes é interessante manter as escovas de cerdas macias. 

Evite alimentos muito duros e pegajosos 

Engana-se quem pensa que os cuidados com a alimentação não são tão importantes assim para garantir a durabilidade do aparelho e a eficácia do tratamento dentário. Pelo contrário: é fundamental prestar atenção em todos os alimentos ingeridos.

Uma das dicas mais fundamentais é evitar alimentos duros — como pipocas, castanhas, caramelos, balas não mastigáveis, entre outros —, já que eles podem amassar o fio, descolar os bráquetes e causar outros contratempos. O mesmo pode acontecer quando se coloca certos objetos na boca (como lápis ou caneta). 

Tendo isso em mente, é interessante que todos os vegetais  (como cenouras) sejam cozidos e as frutas mais duras (como maçãs) cortadas em pedaços bem pequenos. Rasgar os alimentos com os dentes também não é recomendado. Lembre-se que nos primeiros dias com o aparelho e após as consultas de acompanhamento, sentir sensibilidade nos dentes é normal, portanto, os alimentos macios são indicados. 

Por fim, doces como balas, chicletes e bombons, assim como aqueles alimentos mais pegajosos, devem ser evitados. Como sabemos que, em alguns casos, é muito difícil resistir à tentação, uma dica de ouro é escovar os dentes e o aparelho imediatamente após o consumo.  

Use sempre fio dental 

Agora que coloquei um aparelho ortodôntico não preciso passar o fio dental, uma vez que não é mais possível fazer esse processo, certo? Errado!

Quando você usa aparelho, facilita o acúmulo de placa bacteriana e demais resíduos na cavidade bucal, portanto, o cuidado para que todas essas impurezas sejam eliminadas deve ser ainda maior. O hábito de passar fio dental deve permanecer na rotina do paciente, com a única diferença de que será necessário contar com um passa-fio. 

Esse instrumento é uma espécie de agulha de plástico que conduz o fio dental por baixo dos fios do aparelho, permitindo que o paciente consiga fazer a higienização dos dentes e da gengiva. ​

Não falte às consultas com o dentista ​

Tão importante quanto saber como cuidar do aparelho ortodôntico é fazer a manutenção do mesmo junto ao dentista. As consultas de acompanhamento deverão ser realizadas mensalmente, e é por meio delas que o profissional vai avaliar o tratamento e indicar os cuidados necessários para cada paciente. 

Além disso, é imprescindível verificar o estado do aparelho todos os dias frente a um espelho para identificar se alguma peça quebrou, se algum fio se soltou, entre outros problemas. Dessa forma, é possível comunicar prontamente o dentista e receber as orientações adequadas. 

Agora que você aprendeu o passo a passo de como cuidar do aparelho ortodôntico, não deixe de colocar em prática tudo o que listamos no artigo. Dessa forma, você evita contratempos que possam colocar em risco ou até mesmo adiar o seu tratamento. Lembre-se também que, além da devida higienização, fazer o acompanhamento com o seu dentista é mais que fundamental. 

E então, gostou das dicas que reunimos no post de hoje? Para continuar a leitura de conteúdos como este, que tal descobrir agora mesmo qual é o momento certo para colocar aparelho ortodôntico? Esperamos você por lá!