Faça seu cartão de crédito Sorriden!

Quem não quer tratar os problemas bucais e sair com uma aparência mais jovem nas fotografias? O desejo parece unânime entre os pacientes, mas o que nem sempre eles sabem é que é possível ter rejuvenescimento facial no consultório odontológico.

A seguir, descubra o que são e como funcionam o alinhamento dentário, o clareamento dental, a colocação de facetas, a plástica gengival, a correção óssea na face e a remoção do espaço excedente entre os dentes. Os métodos, de forma geral, tratam disfunções orais e buscam melhorar a estética bucal de homens e mulheres.

O que está esperando para começar a leitura? Vamos lá!

Como a odontologia ajuda pessoas a melhorar a aparência?

A boca é responsável por inúmeras funções do organismo, como a respiração, a fonação e a mastigação. Além disso, o órgão é essencial para manter a estética do rosto, uma vez que dentes alinhados e boa estrutura óssea facial são sinônimos de jovialidade.

A odontologia pode ser uma forte aliada para quem sofre com baixa autoestima devido aos sinais do tempo na face. A ciência avança e oferece uma série de tratamentos odonto-estéticos que conseguem alinhar os dentes em relação ao tecido gengival, deixar a dentição mais clara e reduzir falhas na estrutura facial.

Quais são os principais tratamentos odonto-estéticos?

Até aqui, você entendeu como rejuvenescer a aparência com métodos odontológicos, mas a dúvida agora é: como a odontologia estética pode deixar o sorriso mais jovial? Para responder à questão, pode-se afirmar que o clareamento dos dentes, as facetas dentais e a plástica gengival são algumas das técnicas que tratam disfunções e melhoram a aparência do rosto.

Alinhamento dos dentes

Disfunções no crescimento e no desenvolvimento dental são comuns entre os brasileiros, mas pacientes com dentes tortos ou encavalados podem se beneficiar com a ortodontia avançada, que realiza tratamentos para movimentar a dentição e posicioná-la de maneira adequada na arcada dentária.

Por meio de dispositivos fixos ou móveis, é possível alinhar o sorriso com mecanismos ortodônticos como o bráquete (ferrinho que sustenta a linha do aparelho), o fio metálico e o anel. Os aparelhos dentários exercem pressão sobre os dentes desalinhados, rejuvenescendo a aparência e ajudando o paciente a ter mais autoestima.

Já para quem não deseja ter um visual metálico enquanto cuida dos problemas bucais, uma opção é recorrer aos alinhadores dentais (como é o caso dos aparelhos tipo Invisalign®), com moldes transparentes feitos sob medida para o paciente.

Clareamento dental

O sorriso pode perder a cor natural por vários motivos, seja por razões biológicas e genéticas, seja por motivação externa ao organismo. Independentemente da situação, a mudança na coloração dos dentes pode afetar a autoestima e indicar problemas bucais mais sérios. Por isso, a odontologia estética investe em métodos de clareamento dental.

Para deixar os dentes brancos, você deve consultar seu dentista sobre o método mais indicado para o seu caso. Há opções de clareamento a laser e a led, tratamento convencional caseiro e a intervenção feita no consultório. A técnica não é invasiva e geralmente usa um gel, aplicado a uma moldeira, que consegue clarear a dentição em alguns dias.

Facetas dentais

A faceta dentária é um tipo de prótese fina que cobre a parte frontal do dente com pequenas capas de substância resistente. O tratamento é recomendado, principalmente, para quem está com falhas na dentição, seja encavalamento, seja dentes manchados e trincados, ou falta de espaço nas arcadas.

O procedimento estético-funcional é bastante simples e consiste em um pequeno desgaste na parte da frente do dente, o qual se encaixa perfeitamente com a faceta. O material das capas superfinas pode ser tanto porcelana quanto resina, a depender do caso clínico diagnosticado pelo dentista.

Plástica gengival

A estética do rosto pode ficar prejudicada com um sorriso gengival, pois, quando a pessoa sorri, a gengiva fica mais exposta que os dentes, ou vice-versa. No entanto, existem soluções que ajudam a reduzir essa desproporção.

Em caso de tecido gengival excedente nas arcadas, a odontologia pode corrigir a região com uma plástica específica que redesenha o sorriso retirando o excesso de gengiva. O resultado consegue alongar a dentição e criar uma imagem mais harmônica do rosto.

Por outro lado, pacientes que têm falta de tecido gengival podem diminuir a exposição dos dentes com o método de enxerto, que utiliza um material orgânico similar ao da gengiva para harmonizar o sorriso.

Correção de estrutura facial

Falhas na estrutura óssea do rosto também podem deixar os pacientes desmotivados, deprimidos, sem autoestima e com alterações dentofaciais. Nesse sentido, a odontologia consegue tratar problemas no queixo com a cirurgia ortognática, procedimento que restabelece o padrão facial dessa região óssea no paciente adulto.

A depender do grau de anomalia apresentado, o problema também pode ser tratado com dispositivos ortodônticos, que forçam a movimentação dentária. Por isso, você deve sempre se consultar com um dentista confiável para saber qual método se aplica ao seu caso, seja a intervenção cirúrgica, seja o tratamento com aparelho fixo e móvel.

Espaço entre os dentes

Pacientes que têm problema no encaixe da arcada podem desenvolver sérios problemas no organismo, como a mordida cruzada. Para tratar a disfunção e impedir que a fala e a respiração sejam afetadas, você pode alargar o sorriso e ter um espaço adequado entre os dentes.

O método — que geralmente utiliza o expansor ortodôntico — consegue ampliar a região afetada na arcada dentária. O tratamento contínuo, o qual consegue reconfigurar o formato do rosto, deve ser acompanhado pelo dentista periodicamente.

Neste texto, você aprendeu sobre rejuvenescimento facial com odontologia estética, que melhora a aparência e turbina a sua autoestima. No consultório, opções como correção de estrutura facial, clareamento dental, redução de espaço dentário, facetas, plástica gengival e alinhamento dos dentes são métodos para ficar com o sorriso dos artistas.

O artigo de hoje sobre os principais métodos de rejuvenescimento da face foi útil para você? Então, procure uma clínica confiável para realizar os seus procedimentos odonto-estéticos. Para isso, veja como escolher um bom dentista!

Blog Sorriden: dicas de saúde bucal


17 de setembro de 2021 | Saúde Bucal

Não sabe como melhorar o hálito? Confira 4 melhores formas!

Você sabe como melhorar o hálito? Ter mau hálito é uma situação desagradável que pode ser muito constrangedora […]


26 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

O aparelho ortodôntico para crianças vale a pena? Descubra!

Um assunto muito comum e que gera dúvidas em mães e pais é o aparelho ortodôntico para crianças. […]


12 de agosto de 2021 | Saúde Bucal

Confira 5 dicas para perder a vergonha de ir ao dentista!

Por diversos motivos, as pessoas precisam realizar consultas odontológicas, no entanto alguns obstáculos impedem ou reduzem as chances […]

Acesse o Blog

Realize sua pesquisa