Cuidar bem da saúde bucal garante uma vida mais confortável e sem dores. Para deixar o sorriso sempre bonito e saudável, é importante criar uma rotina de procedimentos odontológicos preventivos e segui-la diariamente.
Ter uma dentição bem cuidada evita doenças bucais, como tártaro, cárie e gengivite, além de eliminar a halitose (mau hálito). Nesse caso, o fio dental, a escova, o creme dental e o antisséptico são seus maiores aliados para ter um hálito fresco e saudável.
Pensando nisso, reunimos as melhores ferramentas e procedimentos para ter os dentes limpos e livres de problemas. Confira!
Escove os dentes todos os dias
Higienize os dentes três vezes ao dia (manhã, após o almoço e antes de dormir) e por, pelo menos, dois minutos. Esse é o tempo ideal para escovar toda a dentição inclusive a gengiva, a bochecha e o palato.
Para conseguir melhores resultados, utilize uma escova com cerdas macias, trocando-a a cada 90 dias. Se perceber que as cerdas ficam abertas antes do tempo, compre outra. Além disso, não escove logo após as refeições, pois a boca fica mais ácida e o esmalte do dente pode ficar mais mole. O ideal é aguardar 30 minutos antes de higienizar, ou fazer um bochecho com água para eliminar essa substância e garantir uma limpeza mais eficaz.
Cuidados com a escova
Úmida e suja, a escova dental pode formar uma colônia de bactérias. Siga as seguintes instruções para deixá-la protegida:
- depois de terminar, lave a escova com água e pendure-a na vertical, com a cabeça para cima, para que a água escorra. Jamais deixe a escova úmida em um estojo fechado;
- evite que as cerdas das escovas dos integrantes da família se encostem;
- depois de um surto de gripe, resfriado, afta ou dor de garganta, troque a escova;
- após escovar os dentes, deixe a cabeça da escova imersa em solução antisséptica bucal por 20 minutos para eliminar os germes, mas não deixe mais de uma escova imersa no mesmo recipiente.
Use o fio dental
O fio dental é útil para remover os resíduos que ficam entre os dentes. Ele é fundamental, pois a escova não consegue limpar locais estreitos da boca. A consequência de não utilizar esse material é o acúmulo de alimentos e placa bacteriana, deixando sua dentição vulnerável a doenças.
Corte 30 centímetros de fio e enrole entre os dedos indicadores. Passe-o entre os dentes e curve-o. Depois, curve-o para outro dente e repita o processo. Evite passar a mesma parte do fio entre outros dentes para que não ocorra contaminação.
Por fim, se a gengiva sangrar após a remoção de resíduos, faça um bochecho com água. Caso a hemorragia persista, procure um dentista.
Limpe a língua
A superfície da língua é ideal para acumular sujidades, ou seja, partículas de alimentos e bactérias, o que causa mau hálito. Isso é preocupante, pois pode prejudicar seus dentes.
Para limpá-la, passe a escova suavemente ou use um limpador lingual. Faça a raspagem de dentro para fora para eliminar os resíduos e garantir um hálito mais fresco. Após terminar, enxágue a boca.
Utilize antisséptico bucal
Utilize um antisséptico bucal com flúor após usar o fio dental e fazer a escovação para proteger todas as superfícies dos dentes. Faça bochechos por dois minutos para que o líquido consiga cobrir tudo. Se quiser eliminar as bactérias da garganta, faça gargarejos antes de cuspir.
Caso você seja intolerante a alguma substância industrializada, faça uma solução salina. Adicione meia colher de chá de sal em um copo d’água e misture bem. Não beba a solução para não prejudicar o estômago.
Fuja do cigarro
Além de enfraquecer os pulmões, fumar causa mau hálito, deixa os dentes amarelos e aumenta as chances de doenças, como gengivite e câncer bucal. Se você quiser ajuda para parar com esse vício, existem vários recursos à disposição. Você pode:
- evitar situações que estimulam o ato;
- consultar um profissional que saiba lidar com esse problema;
- frequentar grupos de apoio;
- fazer reposição de nicotina.
Evite o consumo de doces
O açúcar produz um ácido que danifica os dentes, o que aumenta as chances de cárie e outras doenças dentais. Portanto, evite consumir os seguintes alimentos com frequência:
- refrigerantes;
- sucos industrializados;
- café com muito açúcar;
- sobremesas como bolos, mousses, sorvetes e tortas.
Além disso, fuja de comidas pegajosas (viscosas). Elas deixam uma camada de açúcar nos dentes, difícil de ser eliminada com a escovação. Tente evitar as seguintes guloseimas:
- frutas secas (damasco e uva passa);
- bala de goma ou caramelizada;
- barra de granola;
- chiclete com açúcar.
Aqui, vale mencionar que as gomas de mascar sem açúcar são boas para estimular a salivação, retirar alimentos presos entre os dentes e garantir um hálito fresco por mais tempo.
Procure um dentista caso você identifique algum problema
Não ignore um problema até que a dor de dente fique insuportável. Agende uma consulta com um dentista de confiança para garantir um tratamento eficaz. Conheça alguns sintomas que indicam cuidados profissionais:
- dentes moles;
- mau hálito ou um gosto que não sai da boca;
- gengivas avermelhadas, doloridas ou inchadas;
-
sensibilidade à temperatura dos alimentos;
- inchaço no maxilar.
Para conseguir melhores resultados a longo prazo, solicite procedimentos odontológicos preventivos duas vezes ao ano. Dessa forma, seu dentista pode identificar cáries, remover placas bacterianas, limpar a superfície de cada dente, entre outros cuidados.
Faça tratamentos preventivos
Alguns tratamentos deixam os dentes mais resistentes a doenças. Para as crianças, o mais indicado é passar um verniz de flúor ou um selante nas fissuras.
O primeiro nada mais é do que a aplicação de uma solução fluoretada para fortalecer o esmalte. Isso pode ser feito a cada seis meses, em todos os tipos de dente (de leite ou permanente).
Já o segundo é ideal para cobrir pequenas fendas na superfície superior do dente. Dessa forma, o odontologista aplica um selante (camada fina de plástico) para eliminar a formação de cáries. O selante pode durar muito tempo, desde que a higienização bucal esteja em dia.
E então, o que achou dos procedimentos odontológicos preventivos mencionados acima? Se você seguir essas dicas, terá uma rotina de higiene bucal de qualidade. Para isso, basta transformar essas recomendações em hábito e ter um sorriso bonito e saudável.
Gostou deste conteúdo e quer ficar por dentro de novidades sobre saúde bucal? Então acompanhe nosso blog e fique sempre bem informado!